No Brasil, há 37,7 milhões de pessoas idosas, ou seja, acima dos 60 anos. Desse total, 9 milhões de idosos praticam algum tipo de atividade física. A caminhada é o exercício preferido, com 66,5% de adesão. Já os passeios de bicicleta e as atividades em uma academia correspondem a 13,3% e 9,69%, respectivamente.
A prática de atividade física é fundamental para a saúde na terceira idade:
• Diminui o índice glicêmico;
• Melhora o controle da pressão arterial;
• Fortalece dos ossos e músculos;
• Melhora o sistema imune, a coordenação e o equilíbrio.
Os benefícios podem ser ainda maiores se você:
• Seguir uma alimentação adequada.
• Socializar-se: não é porque chegamos a uma idade avançada que devemos deixar as nossas atividades e relações de lado.
Para quem está parado há muito tempo, ou só agora pretende cuidar melhor da saúde com a prática de algum exercício, são necessários cuidados. O primeiro passo é ir ao médico para uma avaliação. Posteriormente, procurar uma academia ou profissional que estejam alinhados com atividades específicas para a terceira idade.
Há várias sugestões para movimentar o corpo, como por exemplo, a caminhada, hidroginástica em piscinas aquecidas, pilates, musculação, natação, alongamento e andar de bicicleta, tomando todos os cuidados. Tudo é válido na busca da condição aeróbica e do fortalecimento muscular.
No período de verão, os cuidados devem ser redobrados, uma vez que os idosos sentem menos sede e o risco da desidratação é maior. Muitos idosos tomam remédio para baixar a pressão, que pode no calor ficar ainda mais baixa, a atividade física colabora para baixar a pressão. A recomendação é beber muito líquido e realizar a prática de exercícios até as 10 da manhã. Com isso, se evita o período mais quente do dia e ainda há o benefício de se sentir mais ativo e disposto.
Um abraço para todos.
Dr. Rodrigo Paez | Cardiovascular | CRM-SP: 94060
Cirurgia Geral - RQE Nº. 22272
Cirurgia Cardiovascular - RQE Nº. 22273
Fonte: Jornal da USP. "Idosos desidratam facilmente, e em atividades físicas requerem atenção". Por Simone Lemos. Conteúdo editado. Autorizado sob licença CC BY-ND 3.0 BR.