Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular

Publicações

Notícias e artigos sobre saúde, bem-estar, tratamentos cardiovasculares e medicina preventiva

O verão, os idosos e a prática de atividade física.

O verão, os idosos e a prática de atividade física.

Atividade física é fundamental para a saúde na terceira idade.

No Brasil, há 37,7 milhões de pessoas idosas, ou seja, acima dos 60 anos. Desse total, 9 milhões de idosos praticam algum tipo de atividade física. A caminhada é o exercício preferido, com 66,5% de adesão. Já os passeios de bicicleta e as atividades em uma academia correspondem a 13,3% e 9,69%, respectivamente.

 

A prática de atividade física é fundamental para a saúde na terceira idade:

 

    • Diminui o índice glicêmico;

    • Melhora o controle da pressão arterial;

    • Fortalece dos ossos e músculos;

    • Melhora o sistema imune, a coordenação e o equilíbrio.

 

Os benefícios podem ser ainda maiores se você:

 

    • Seguir uma alimentação adequada.

    • Socializar-se: não é porque chegamos a uma idade avançada que devemos deixar as nossas atividades e relações de lado.

 

Para quem está parado há muito tempo, ou só agora pretende cuidar melhor da saúde com a prática de algum exercício, são necessários cuidados. O primeiro passo é ir ao médico para uma avaliação. Posteriormente, procurar uma academia ou profissional que estejam alinhados com atividades específicas para a terceira idade.

 

Há várias sugestões para movimentar o corpo, como por exemplo, a caminhada, hidroginástica em piscinas aquecidas, pilates, musculação, natação, alongamento e andar de bicicleta, tomando todos os cuidados. Tudo é válido na busca da condição aeróbica e do fortalecimento muscular.

 

No período de verão, os cuidados devem ser redobrados, uma vez que os idosos sentem menos sede e o risco da desidratação é maior. Muitos idosos tomam remédio para baixar a pressão, que pode no calor ficar ainda mais baixa, a atividade física colabora para baixar a pressão. A recomendação é beber muito líquido e realizar a prática de exercícios até as 10 da manhã. Com isso, se evita o período mais quente do dia e ainda há o benefício de se sentir mais ativo e disposto.

 

 

Um abraço para todos.
Dr. Rodrigo Paez | Cardiovascular | CRM-SP: 94060
Cirurgia Geral - RQE Nº. 22272
Cirurgia Cardiovascular - RQE Nº. 22273

 

Fonte: Jornal da USP. "Idosos desidratam facilmente, e em atividades físicas requerem atenção". Por Simone Lemos. Conteúdo editado. Autorizado sob licença CC BY-ND 3.0 BR.

"O conteúdo disponível neste website tem caráter estritamente educativo e informativo. Seus artigos, matérias e notícias visam fornecer informações que possam auxiliar no esclarecimento de dúvidas em relação às medidas preventivas para saúde, exames diagnósticos, tratamentos e a problemas diversos relacionados com a saúde. Não é finalidade deste website, representando o médico Dr. Rodrigo Pereira Paez, a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico. Os conteúdos aqui apresentados não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, psicólogos e nutricionistas ou outros especialistas. Consulte sempre o seu médico. As imagens fotográficas das publicações, artigos, matérias ou notícias são meramente ilustrativas."

Rodrigo Paez

Rodrigo Paez

Formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - Escola Paulista de Medicina e especialista em Cirurgia Cardíaca, Cardiovascular, Endovascular e Marcapassos. Adepto da cirurgia cardíaca minimamente invasiva é pesquisador do estudo multicêntrico Bypass, que reune os melhores centros de cirurgia cardíaca do Brasil.

  • Compartilhe este post