Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular

Publicações

Notícias e artigos sobre saúde, bem-estar, tratamentos cardiovasculares e medicina preventiva
Ecocardiograma. Avalie a condição de seu coração.

Ecocardiograma. Avalie a condição de seu coração.

O Ecocardiograma é considerado uma das principais e mais utilizadas ferramentas da cardiologia.

O ecocardiograma é um exame que serve para avaliar, em tempo real, algumas características do coração, como tamanho, forma das válvulas, espessura do músculo e a capacidade de funcionamento do coração, além do fluxo sanguíneo. Esse exame também permite ver o estado as grandes vasos do coração, artéria pulmonar e aorta, no momento em que o exame está sendo realizado.

 

Esse exame também é chamado de ecocardiografia ou ultrassom do coração, e possui diversos tipos, como unidimensional, bidimensional e com doppler, que são solicitados pelo médico de acordo com o que ele deseja avaliar.

 

Para que serve

 

O ecocardiograma é um exame utilizado para avaliar o funcionamento do coração de pessoas com ou sem sintomas cardíacos, ou que apresentam doenças cardiovasculares crônicas, como hipertensão ou diabetes. Alguns exemplos de indicações são:

 

    • Análise da função cardíaca;

    • Análise do tamanho e espessura das paredes cardíacas;

    • Estrutura das válvulas, malformações nas válvulas e visualização de saída de sangue;

    • Cálculo do débito cardíaco, que é a quantidade de sangue bombeada por minuto;

    • Ecocardiografia fetal pode indicar doença cardíaca congênita;

    • Alterações na membrana que reveste o coração;

    • Avaliar sintomas como falta de ar, cansaço excessivo;

    • Doenças como sopro cardíaco, trombos no coração, aneurisma, tromboembolismo pulmonar, doenças do esôfago;

    • Investigar massas e tumores no coração;

    • Em atletas amadores ou profissionais.

 

Não existe nenhuma contraindicação para a realização deste exame, que pode ser feito até mesmo em bebês e crianças.

 

Tipos de ecocardiograma

 

Existem os seguintes tipos desse exame:

 

    • Ecocardiograma transtorácico: é o exame mais comummente realizado;

    • Ecocardiograma fetal: realizado durante a gravidez para avaliar o coração do bebê e identificar doenças;

    • Ecocardiograma com doppler: especialmente indicado para avaliar o fluxo de sangue pelo coração, especialmente útil nas valvulopatias;

    • Ecocardiograma transesofágico: é indicado para avaliar também a região do esôfago em busca de doenças.

 

Esse exame também pode ser realizado de forma unidimensional, ou bidimensional, que significa que as imagem geradas avaliam 2 ângulos diferentes ao mesmo tempo, e em forma tridimensional, que avalia 3 dimensões ao mesmo tempo, sendo mais moderno e credível.

 

Como é feito o ecocardiograma

 

O ecocardiograma, normalmente, é feito no consultório ou em uma clínica de exames de imagem, e dura de 15 a 20 minutos. Basta a pessoa deitar na maca de barriga para cima ou de sobre o lado esquerdo, e retirar a camisa e o médico aplica um pouco de gel sobre o coração e desliza o equipamento de ultrassom que gera imagens para um computador, de vários ângulos diferentes.

 

Durante o exame o médico pode pedir que a pessoa mude de posição ou que realize movimentos respiratórios específicos.

 

Preparo para o exame

 

Para a realização do ecocardiograma simples, fetal ou transtorácico não é necessário nenhum tipo de preparação. No entanto, quem vai fazer o ecocardiograma transesofágico é recomendado não comer nas 3 horas que antecedem o exame. Não é necessário parar de tomar nenhum medicamento antes de realizar este exame.

 

 

Fonte: Tua Saúde. "Ecocardiograma: Para que serve, como é feito, tipos e preparo". Por Ana Luiza Lima. Conteúdo Editado. Autorizado sob licença CC BY-ND 3.0 BR.

"O conteúdo disponível neste website tem caráter estritamente educativo e informativo. Seus artigos, matérias e notícias visam fornecer informações que possam auxiliar no esclarecimento de dúvidas em relação às medidas preventivas para saúde, exames diagnósticos, tratamentos e a problemas diversos relacionados com a saúde. Não é finalidade deste website, representando o médico Dr. Rodrigo Pereira Paez, a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico. Os conteúdos aqui apresentados não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, psicólogos e nutricionistas ou outros especialistas. Consulte sempre o seu médico. As imagens fotográficas das publicações, artigos, matérias ou notícias são meramente ilustrativas."

Rodrigo Paez
Rodrigo Paez

Formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - Escola Paulista de Medicina e especialista em Cirurgia Cardíaca, Cardiovascular, Endovascular e Marcapassos. Adepto da cirurgia cardíaca minimamente invasiva é pesquisador do estudo multicêntrico Bypass, que reune os melhores centros de cirurgia cardíaca do Brasil.

  • Compartilhe este post