Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular

Publicações

Notícias e artigos sobre saúde, bem-estar, tratamentos cardiovasculares e medicina preventiva
Você está grávida? Saiba como evitar as varizes.

Você está grávida? Saiba como evitar as varizes.

As varizes na gravidez são bastante comuns e podem surgir antes mesmo da concepção.

As varizes na gravidez costumam aparecer mais frequentemente nos últimos 3 meses de gravidez, devido ao aumento do volume de sangue circulando no organismo, ao aumento do peso, às alterações hormonais e ao pressão do útero sobre as veias.

 

Nesse período, as varizes aparecem com maior frequência nas pernas, já que o peso do bebê na barriga dificulta que o sangue circule corretamente, havendo sensação de peso na perna e inchaço. Além das pernas, as varizes também podem aparecer na virilha, região íntima e no útero, no entanto essa situação é menos frequente.

 

Sintomas de varizes na gravidez

 

Os principais sintomas de varizes na gravidez são:

 

    • Dor nas pernas ou virilhas;

    • Sensação de peso nas pernas;

    • Pernas mais inchadas no final do dia;

    • Coceira no local das varizes;

    • Alteração da sensibilidade da perna.

 

Caso as pernas fiquem muito inchadas, vermelhas e mais quentes, é importante que a mulher procure um médico angiologista para que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento adequado, pois pode ser uma flebite, que é uma situação grave que corresponde à presença de coágulo sanguíneo no interior da veia, impedindo o fluxo sanguíneo.

 

Como deve ser o tratamento

 

O tratamento para varizes na gravidez pode ser feito com a aplicação alternada de água quente e fria sobre o local, durante o banho. Além disso, para cuidar das pernas com varizes, a grávida pode colocar um saco de gelo sobre as pernas, pois ajuda a contrair as veias e a diminuir a dor. Em alguns casos, o médico pode também indicar a utilização de meias de compressão, para prevenir o surgimento de varizes e auxiliar na circulação sanguínea.

 

Normalmente as varizes na gravidez desaparecem após a gestação, no entanto, se houver danos permanentes, após a gravidez a mulher pode realizar tratamento com laser ou cirurgia para retirar as varizes.

 

Como evitar varizes na gravidez

 

As varizes na gravidez aparecem principalmente devido às alterações hormonais, no entanto é possível evitar o seu aparecimento a partir da adoção de alguns cuidados, como:

 

    • Não ficar de pé durante muito tempo;

    • Evitar cruzar as pernas quando está sentada;

    • Elevar as pernas enquanto dorme;

    • Massagear os pés e as pernas no final do dia;

    • Utilizar meias elásticas durante o dia;

    • Além disso, é importante que a mulher faça exercício físico regular sob orientação de um profissional de educação física para aumentar a resistência das veias e impedir que dilatem.

 

 

Fonte: Tua Saúde. "Varizes na gravidez: sintomas, como tratar e como evitar". Autorizado sob licença CC BY-ND 3.0 BR.
Fonte fotográfica: "What are the risks of varicose vein surgery?" por maheen49 está licenciado sobre CC PDM 1.0.

"O conteúdo disponível neste website tem caráter estritamente educativo e informativo. Seus artigos, matérias e notícias visam fornecer informações que possam auxiliar no esclarecimento de dúvidas em relação às medidas preventivas para saúde, exames diagnósticos, tratamentos e a problemas diversos relacionados com a saúde. Não é finalidade deste website, representando o médico Dr. Rodrigo Pereira Paez, a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico. Os conteúdos aqui apresentados não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, psicólogos e nutricionistas ou outros especialistas. Consulte sempre o seu médico. As imagens fotográficas das publicações, artigos, matérias ou notícias são meramente ilustrativas."

Rodrigo Paez
Rodrigo Paez

Formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - Escola Paulista de Medicina e especialista em Cirurgia Cardíaca, Cardiovascular, Endovascular e Marcapassos. Adepto da cirurgia cardíaca minimamente invasiva é pesquisador do estudo multicêntrico Bypass, que reune os melhores centros de cirurgia cardíaca do Brasil.

  • Compartilhe este post