Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular

Publicações

Notícias e artigos sobre saúde, bem-estar, tratamentos cardiovasculares e medicina preventiva

Procedimento cirúrgico de Implante de Válvula Aórtica Transcateter (TAVI).

Procedimento cirúrgico de Implante de Válvula Aórtica Transcateter (TAVI).

Colocação de uma nova válvula aórtica no coração.

Implantamos a TAVI nacional da marca BRAILE, um excelente produto com tratamento anticalcificante e utiliza um sistema de entrega 14Fr de diâmetro, bem fino e delicado.

 

A prótese vem ao mercado com um terço a metade do preço das próteses importadas, e viabiliza a liberação rápida pelos convênios e até para pacientes particulares (foto 1 e vídeo, abaixo).

 

Implantamos uma TAVI numa senhora pequena, magra, de 85 anos, onde o risco de morte da cirurgia convencional seria 9% enquanto o da TAVI 2%.

 

Utilizamos o dispositivo de proteção cerebral SENTINEL que filtrou bastante sujeira/debris que iriam para o cérebro, mas nenhum grande (foto 3 abaixo).

 

Sem o filtro, ela não teria um AVC grande, mas alguns déficits neurológicos poderiam aparecer: memória, equilíbrio, raciocínio, visão, etc.

 

Agradecemos muito o Dr. Felipe Cividanes @felipecividanes por vir elevar mais ainda o padrão do time (foto 2 abaixo).

 

Colocação de uma nova válvula aórtica no coração.

 

 

TAVI em 5 tópicos simples:

 

 

1. O que é a Válvula Aórtica?

 

Imagine o coração como uma bomba que impulsiona o sangue pelo corpo. No centro do coração, existem quatro válvulas que funcionam como portas, controlando o fluxo sanguíneo. A válvula aórtica é a principal saída do coração, responsável por enviar sangue oxigenado para todo o corpo.

 

 

2. O que é Estenose Aórtica?

 

Com o tempo, a válvula aórtica pode se estreitar e endurecer, dificultando a passagem do sangue. Essa condição é chamada de estenose aórtica. Se não for tratada, pode levar a cansaço, falta de ar, dor no peito e até mesmo insuficiência cardíaca.

 

 

3. O que é TAVI?

 

TAVI significa Implante Transcateter de Válvula Aórtica. É um procedimento minimamente invasivo que substitui a válvula aórtica doente por uma nova sem a necessidade de cirurgia aberta.

 

 

4. Como funciona o TAVI?

 

No TAVI, um cateter fino com a nova válvula é inserido por meio de uma artéria na perna ou no braço e guiado até o coração. A nova válvula é posicionada no lugar da válvula doente e desdobrada, permitindo o fluxo sanguíneo normal.

 

 

5. Quem se beneficia do TAVI?

 

O TAVI é uma opção para pacientes com estenose aórtica grave que não podem se submeter à cirurgia aberta tradicional. Isso inclui pacientes idosos, frágeis ou com outras doenças graves.

 

    › Benefícios do TAVI:

 

        • Menor tempo de internação hospitalar;

        • Menor risco de complicações;

        • Recuperação mais rápida;

        • Melhora na qualidade de vida.

 

 

É importante lembrar que o TAVI não é adequado para todos os pacientes. Um médico cardiologista poderá avaliar se o TAVI é a melhor opção para você.

 

 

Consulte o médico regularmente. Exames médicos de rotina ajudam a identificar problemas cardíacos precocemente.

 

Para mais orientações sobre este assunto, conte comigo!

Mande uma mensagem para mim e tire suas dúvidas.

"O conteúdo disponível neste website tem caráter estritamente educativo e informativo. Seus artigos, matérias e notícias visam fornecer informações que possam auxiliar no esclarecimento de dúvidas em relação às medidas preventivas para saúde, exames diagnósticos, tratamentos e a problemas diversos relacionados com a saúde. Não é finalidade deste website, representando o médico Dr. Rodrigo Pereira Paez, a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico. Os conteúdos aqui apresentados não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, psicólogos e nutricionistas ou outros especialistas. Consulte sempre o seu médico. As imagens fotográficas das publicações, artigos, matérias ou notícias são meramente ilustrativas."

Rodrigo Paez

Rodrigo Paez

Formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - Escola Paulista de Medicina e especialista em Cirurgia Cardíaca, Cardiovascular, Endovascular e Marcapassos. Adepto da cirurgia cardíaca minimamente invasiva é pesquisador do estudo multicêntrico Bypass, que reune os melhores centros de cirurgia cardíaca do Brasil.