Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular

Publicações

Notícias e artigos sobre saúde, bem-estar, tratamentos cardiovasculares e medicina preventiva
Mulheres com pré-eclâmpsia grave tem efeitos cardíacos agudos.

Mulheres com pré-eclâmpsia grave tem efeitos cardíacos agudos.

Síndrome típica da gravidez, a pré-eclâmpsia com aspectos graves (PEC), está associada a eventos cardiovasculares adversos.

A pré-eclâmpsia com características graves (PEC) é uma síndrome específica da gravidez, caracterizada por hipertensão grave e disfunção terminal de órgão e está associada a eventos cardiovasculares adversos de curto prazo, incluindo insuficiência cardíaca, edema pulmonar e acidente vascular cerebral.

 

Os autores do presente estudo, publicado pelo periódico Journal of the American College of Cardiology, objetivaram caracterizar as alterações ecocardiográficas, clínicas e laboratoriais de curto prazo em mulheres com PEC, enfocando a pressão sistólica do ventrículo direito (VD) e os parâmetros diastólicos, sistólicos e de rastreamento de pontos, ou Speckle-Tracking, pela ecografia, derivados do ecocardiograma.

 

Neste estudo observacional prospectivo, os autores recrutaram 63 mulheres com PEC e 36 grávidas no grupo controle.

 

A coorte com PEC apresentou maior pressão sistólica do ventrículo direito (PSVD) e diminuição da deformação sistólica longitudinal global do VD (DSLGVD) [p <0,0001] quando comparada à coorte de controle. Para parâmetros cardíacos do lado esquerdo, houve diferenças (p<0,001) na área do átrio esquerdo e na espessura das paredes posterior e septal esquerdas, dentre outros parâmetros. Oito mulheres (12,7%) com PEC tinham disfunção diastólica de grau II e 6 mulheres (9,5%) tinham edema pulmonar periparto.

 

Os autores concluíram que as mulheres com PEC têm maior pressão sistólica do ventrículo direito (PSVD), maiores taxas de função diastólica anormal, diminuição da deformação sistólica longitudinal global do VD (DSLGVD), aumento da remodelação da câmara esquerda e maiores taxas de edema pulmonar periparto, quando comparadas a gestantes saudáveis.

 

 

* Coorte: Grupo de indivíduos que têm algo em comum ao serem reunidos e que são observados por um determinado período de tempo para que se possa avaliar o que ocorre com eles. É importante que todos os indivíduos sejam observados por todo o período de seguimento, já que informações de uma coorte incompleta podem distorcer o verdadeiro estado das coisas. Por outro lado, o período de tempo em que os indivíduos serão observados deve ser significativo na história natural da doença em questão, para que haja tempo suficiente do risco se manifestar.

 


Fonte: NewsMed, 2018. "Efeitos cardíacos agudos da pré-eclâmpsia grave". https://bit.ly/2L5Humd

"O conteúdo disponível neste website tem caráter estritamente educativo e informativo. Seus artigos, matérias e notícias visam fornecer informações que possam auxiliar no esclarecimento de dúvidas em relação às medidas preventivas para saúde, exames diagnósticos, tratamentos e a problemas diversos relacionados com a saúde. Não é finalidade deste website, representando o médico Dr. Rodrigo Pereira Paez, a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico. Os conteúdos aqui apresentados não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, psicólogos e nutricionistas ou outros especialistas. Consulte sempre o seu médico. As imagens fotográficas das publicações, artigos, matérias ou notícias são meramente ilustrativas."

Rodrigo Paez
Rodrigo Paez

Formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - Escola Paulista de Medicina e especialista em Cirurgia Cardíaca, Cardiovascular, Endovascular e Marcapassos. Adepto da cirurgia cardíaca minimamente invasiva é pesquisador do estudo multicêntrico Bypass, que reune os melhores centros de cirurgia cardíaca do Brasil.

  • Compartilhe este post