O Implante Transcateter de Válvula Aórtica (TAVI), é um procedimento para o tratamento da Estenose Aórtica, uma doença que afeta principalmente pessoas com mais de 70 anos.
A Estenose Aórtica ocorre quando a Válvula Aórtica se estreita, dificultando a passagem do sangue e causando sintomas como desmaios, dor no peito, fadiga e falta de ar. A doença é detectada com check-up cardiológico e diagnosticada por meio de um Ecocardiograma.
Antes do TAVI, a única forma de tratar a Estenose Aórtica era através de cirurgia de grande porte. Já o TAVI é uma cirurgia minimamente invasiva, realizada por meio de um cateter introduzido pela virilha. É realizada apenas com anestesia local e leve sedação, dispensa a permanência em UTI, o tempo de internação é menor e apresenta um risco muito baixo, inferior a 2 ou 3%, quando realizada com planejamento adequado.
• Quantos anos dura a TAVI?
Inicialmente, o TAVI era recomendado para pacientes com alto e moderado risco de Estenose Aórtica. Atualmente, ele também é utilizado para pacientes mais jovens com quadros clínicos mais graves. Porém, a seleção da melhor opção de tratamento é feita com base na avaliação de cada caso.
A aplicação do TAVI é restrito em pacientes jovens com Estenose Aórtica de baixa gravidade, devido ao tempo de duração das próteses, que é de cerca de 10 anos. Após o primeiro procedimento, somente uma implantação adicional é possível ao longo da vida.
• Quanto custa um implante de TAVI?
O custo da cirurgia TAVI varia dependendo do Estado, do hospital, dos honorários médicos, custos hospitalares, materiais e exames necessários, ou ainda, do tipo de cobertura do plano de saúde, se houver. É fundamental consultar um médico cardiovascular para uma avaliação precisa do caso e para obter informações sobre os custos envolvidos.
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a cirurgia de forma gratuita em alguns hospitais públicos, mas o acesso pode ser limitado devido à alta demanda e à disponibilidade de recursos.