Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular

Publicações

Notícias e artigos sobre saúde, bem-estar, tratamentos cardiovasculares e medicina preventiva

Alimentação saudável começa nos primeiros anos de vida.

Alimentação saudável começa nos primeiros anos de vida.

Alimentação das crianças.

A obesidade infantil afeta a saúde de milhões de crianças menores de 10 anos no Brasil. Essa situação pode ser evitada quando, desde os primeiros anos de vida, as crianças tenham uma alimentação saudável tanto em casa como na escola, que tem papel fundamental nesse processo.

 

O comportamento das crianças na faixa-etária escolar é muito influenciado pelo ambiente onde vivem. E, tendo em vista que elas passam boa parte do dia na escola, esse é um ambiente que impacta sim, diretamente, na boa alimentação infantil ou na má alimentação.

 

O papel da escola é fornecer alimentos saudáveis para as crianças, o que ajuda na concentração, no desenvolvimento intelectual e no rendimento escolar. Alimentos de baixo valor nutricional, como sucos industrializados e embutidos, como salsichas, devem ser evitados.

 

Já em casa, o principal empecilho para a continuidade dos hábitos alimentares ensinados na escola é a má alimentação dos pais.

 

O ambiente domiciliar precisa andar de mãos dadas com o ambiente escolar e as refeições em casa precisam ser realizadas em horários predefinidos para que a criança tenha um hábito e uma rotina alimentar, num ambiente calmo e tranquilo, sem TV, celular ou tablet e sem insistência para que ela coma tudo que está no prato. Esses fatores favorecem para que a criança preste mais atenção no alimento e estabeleça vínculo com o alimento e evita a seletividade alimentar.

 

Os pais devem atentar sempre para que a criança receba alimentos saudáveis, aumentando a qualidade de vida e vários benefícios:

 

    1). Crescimento físico e desenvolvimento cognitivo, facilitando um melhor desempenho na escola;

 

    2). Prevenção de resfriados, gripes e de doenças crônicas no futuro, como câncer, diabetes, hipertensão e obesidade.

 

    3). A formação de hábitos alimentares saudáveis, que pode perdurar por toda a vida.

 

 

Fonte: Jornal da USP. "Alimentação saudável começa nos primeiros anos de vida". Conteúdo Editado. Por Welton Garcia. Autorizado sob licença CC BY-ND 3.0 BR.

"O conteúdo disponível neste website tem caráter estritamente educativo e informativo. Seus artigos, matérias e notícias visam fornecer informações que possam auxiliar no esclarecimento de dúvidas em relação às medidas preventivas para saúde, exames diagnósticos, tratamentos e a problemas diversos relacionados com a saúde. Não é finalidade deste website, representando o médico Dr. Rodrigo Pereira Paez, a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico. Os conteúdos aqui apresentados não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, psicólogos e nutricionistas ou outros especialistas. Consulte sempre o seu médico. As imagens fotográficas das publicações, artigos, matérias ou notícias são meramente ilustrativas."

Rodrigo Paez

Rodrigo Paez

Formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - Escola Paulista de Medicina e especialista em Cirurgia Cardíaca, Cardiovascular, Endovascular e Marcapassos. Adepto da cirurgia cardíaca minimamente invasiva é pesquisador do estudo multicêntrico Bypass, que reune os melhores centros de cirurgia cardíaca do Brasil.

  • Compartilhe este post