Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular

Publicações

Notícias e artigos sobre saúde, bem-estar, tratamentos cardiovasculares e medicina preventiva
Teste do Coraçãozinho: exame neonatal para rastrear Cardiopatias Congênitas Críticas.
Teste do Coraçãozinho: exame neonatal para rastrear Cardiopatias Congênitas Críticas.

Exame fundamental para que os médicos descubram precocemente cardiopatias ou anomalias nos corações dos bebês.

Teste do Coraçãozinho: diagnóstico precoce para cardiopatias.

 

O Teste do Coraçãozinho diagnostica precocemente problemas cardíacos em recém-nascidos.

 

Os cuidados com os bebês são constantes e começam desde o nascimento. A exemplo de testes como os da orelhinha e do pezinho, que identificam possíveis problemas auditivos ou doenças metabólicas, respectivamente, há também o Teste do Coraçãozinho (oximetria de pulso) que visa a identificar más formações congênitas e cardiopatias graves. Esse exame faz parte da triagem neonatal do SUS.

 

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Pediatria, a cada mil bebês nascidos vivos, de oito a dez apresentam problemas cardíacos. Desse percentual, de um a dois podem apresentar doenças graves. A partir da detecção precoce é possível iniciar o tratamento adequado aumentando as chances do desenvolvimento normal da criança – e de sobrevivência, nos casos mais graves.

 

O teste é realizado nos recém-nascidos entre as primeiras 24 e 48 horas de vida - antes que ela saia da maternidade -, monitorando o nível de oxigênio no sangue. Quando os níveis de oxigênio forem inferiores a 95%, pode indicar possibilidade de haver um defeito no coração. Nesses casos, a criança já pode ser encaminhada para a realização de mais testes e para tratamento. Para obter sucesso no diagnóstico é importante associar o Teste do Coraçãozinho ao exame clínico. Caso alguma anormalidade seja comprovada no Teste do Coraçãozinho, então um ecocardiograma é obrigatoriamente realizado, a fim de definir ou descartar cardiopatia.

 


Fonte: LabNetwork© (www.labnetwork.com.br). "Marcador no sangue indica risco de doenças cardiovasculares" - Texto editado. https://bit.ly/2IzMIFB

"O conteúdo disponível neste website tem caráter estritamente educativo e informativo. Seus artigos, matérias e notícias visam fornecer informações que possam auxiliar no esclarecimento de dúvidas em relação às medidas preventivas para saúde, exames diagnósticos, tratamentos e a problemas diversos relacionados com a saúde. Não é finalidade deste website, representando o médico Dr. Rodrigo Pereira Paez, a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico. Os conteúdos aqui apresentados não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, psicólogos e nutricionistas ou outros especialistas. Consulte sempre o seu médico. As imagens fotográficas das publicações, artigos, matérias ou notícias são meramente ilustrativas."

Rodrigo Paez
Rodrigo Paez

Formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - Escola Paulista de Medicina e especialista em Cirurgia Cardíaca, Cardiovascular, Endovascular e Marcapassos. Adepto da cirurgia cardíaca minimamente invasiva é pesquisador do estudo multicêntrico Bypass, que reune os melhores centros de cirurgia cardíaca do Brasil.

  • Compartilhe este post