Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular

Publicações

Notícias e artigos sobre saúde, bem-estar, tratamentos cardiovasculares e medicina preventiva
Você conhece o exame M.A.P.A.?

Você conhece o exame M.A.P.A.?

A Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (M.A.P.A) monitora e registra a pressão arterial em um período de 24 horas.

O exame MAPA significa monitorização ambulatorial da pressão arterial e consiste em um método que permite o registro da pressão arterial em um período de 24 horas, durante as atividades habituais do dia-a-dia e até quando a pessoa está dormindo. O MAPA é indicado por um médico cardiologista para fazer o diagnóstico de hipertensão arterial sistêmica ou para avaliar se um determinado tratamento medicamentoso para pressão alta está sendo eficaz.

 

Este exame é feito através da instalação de um aparelho de pressão ao redor do braço que fica conectado à uma pequena máquina que registra as medidas, no entanto, não impede da pessoa realizar tarefas como comer, caminhar ou trabalhar. Geralmente, o aparelho mede a pressão a cada 30 minutos e ao final do exame o médico poderá visualizar um relatório com todas as medidas feitas durante 24 horas.

 

Preparo para o exame

 

O exame MAPA deve ser feito, de preferência, nos dias em que a pessoa irá realizar as atividades habituais do dia a dia para que seja possível avaliar como a pressão arterial se comporta durante 24 horas. Antes de o aparelho ser instalado na pessoa é necessário vestir camisa ou blusa de manga larga para não limitar o movimento do braço e as mulheres devem evitar o uso de vestido, pois na maioria das vezes é realizado junto com o exame de Holter 24 horas.

 

Além disso, é importante manter o uso das medicações de uso diário conforme a orientação do médico, informando o tipo, a dose e o horário que se utiliza o medicamento. Deve-se evitar a realização de exercícios físicos muito pesados nas 24 horas antes e durante a realização do mesmo. Não é permitido tomar banho durante a realização do exame, pelo risco de molhar e danificar o aparelho.

 

Para que serve

 

O exame MAPA é recomendado por um cardiologista para medir a pressão arterial em um período de 24 horas durante a realização de atividades habituais e é indicado nas seguintes situações:

 

    • Diagnosticar hipertensão arterial sistêmica;

    • Avaliar sintomas de hipotensão;

    • Verificar a presença de hipertensão do avental branco, em pessoas que apresentam pressão alta somente quando vão ao consultório;

    • Analisar a pressão alta durante a gravidez;

    • Avaliar a eficácia dos medicamentos para pressão alta.

 

A monitorização da pressão arterial por 24 horas através do MAPA fornece informações sobre as variações da pressão arterial, durante o sono, na vigília e em situações de estresse, assim como, pode detectar e prever se uma pessoa desenvolverá doenças nos vasos sanguíneos do coração e do cérebro que estejam ligadas à hipertensão.

 

Como é feito

 

O aparelho de pressão do exame MAPA é instalado em uma clínica ou hospital através da colocação de uma braçadeira, também chamado de manguito, que está ligada a um monitor eletrônico dentro de uma bolsa que deve ser acomodada em um cinto, para poder ser transportada facilmente.

 

A pessoa que estiver fazendo o exame deve seguir o dia normalmente e pode comer, caminhar e trabalhar, porém deve ter cuidado para o aparelho não molhar e sempre que possível, ficar quieta quando o aparelho apitar e com o braço apoiado e esticado, uma vez que irá ser registrada a pressão daquele momento. Geralmente, durante o exame o aparelho verifica a pressão a cada 30 minutos, de forma que ao final das 24 horas, o médico possa verificar pelo menos 24 medidas da pressão.

 

Durante o exame pode se sentir um desconforto, pois a braçadeira aperta durante a verificação da pressão, sendo que terminada as 24 horas, a pessoa deve retornar ao hospital ou clínica para retirar o aparelho e para que o médico possa fazer a avaliação dos dados, indicando o tratamento mais adequado de acordo com o diagnóstico encontrado.

 

Cuidados durante o exame

 

A pessoa pode fazer as suas atividades diárias normais durante o exame MAPA, no entanto, alguns cuidados importantes devem ser seguidos, como:

 

    • Evitar que o tubo da braçadeira fique torcido ou dobrado;

    • Não fazer exercícios físicos pesados;

    • Não tomar banho;

    • Não desinsuflar o manguito manualmente.

 

Durante o período que a pessoa estiver dormindo não deve deitar em cima da braçadeira e o monitor pode ser colocado embaixo do travesseiro. Além disso, também é importante que, caso a pessoa tome algum remédio, anote no diário ou caderno, o nome do medicamento e o horário em que o ingeriu, para depois mostrar ao médico.

 

 

Fonte: Tua Saúde. "Preparo para exame MAPA, como é feito e para que serve". Por Ana Luiza Lima. Texto Editado. Autorizado sob licença CC BY-ND 3.0 BR.

"O conteúdo disponível neste website tem caráter estritamente educativo e informativo. Seus artigos, matérias e notícias visam fornecer informações que possam auxiliar no esclarecimento de dúvidas em relação às medidas preventivas para saúde, exames diagnósticos, tratamentos e a problemas diversos relacionados com a saúde. Não é finalidade deste website, representando o médico Dr. Rodrigo Pereira Paez, a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico. Os conteúdos aqui apresentados não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, psicólogos e nutricionistas ou outros especialistas. Consulte sempre o seu médico. As imagens fotográficas das publicações, artigos, matérias ou notícias são meramente ilustrativas."

Rodrigo Paez
Rodrigo Paez

Formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - Escola Paulista de Medicina e especialista em Cirurgia Cardíaca, Cardiovascular, Endovascular e Marcapassos. Adepto da cirurgia cardíaca minimamente invasiva é pesquisador do estudo multicêntrico Bypass, que reune os melhores centros de cirurgia cardíaca do Brasil.

  • Compartilhe este post