Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular

Publicações

Notícias e artigos sobre saúde, bem-estar, tratamentos cardiovasculares e medicina preventiva

Você conhece o exame de Oximetria?

Você conhece o exame de Oximetria?

Entenda o que é, quais são os valores normais e os cuidados necessários.

A Oximetria é um exame não invasivo que mede a quantidade de oxigênio no sangue arterial. O exame é realizado com um dispositivo chamado oxímetro de pulso, colocado no dedo, na orelha ou no pé do paciente. O oxímetro emite um feixe de luz vermelho e infravermelho através da pele e mede a quantidade de luz absorvida pela hemoglobina, a proteína que transporta o oxigênio no sangue.

 

 

Como funciona o exame de Oximetria?

 

A hemoglobina, a complexa proteína carregadora de oxigênio que contém ferro, reside nos glóbulos vermelhos do sangue. Essa condição é notável quando o sangue está totalmente saturado de oxigênio. Quando o sangue está mal oxigenado, a hemoglobina está com menos oxigênio.

 

O feixe de luz emitido pelo oxímetro de pulso é absorvido pela hemoglobina conforme a quantidade de oxigênio que ela contém. O oxímetro usa um sensor para medir a quantidade de luz, a qual é absorvida e, com base nessa informação, calcula a saturação de oxigênio no sangue.

 

A saturação de oxigênio é expressa como um percentual. Uma saturação de oxigênio normal é de 95% a 100%. Uma saturação de oxigênio abaixo de 90% é considerada baixa e pode ser um sinal de problemas respiratórios.

 

 

Para que serve o exame de Oximetria?

 

O exame de Oximetria é usado para:

 

    • Monitorar a saúde respiratória de pacientes com doenças pulmonares, como asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e fibrose pulmonar;

 

    • Diagnosticar problemas respiratórios, como pneumonia, insuficiência respiratória e embolia pulmonar;

 

    • Monitorar a resposta ao tratamento de problemas respiratórios.

 

O exame de Oximetria também pode ser usado para monitorar a saúde de pacientes em cirurgia ou que estão em estado crítico.

 

 

Como é feito o exame de Oximetria?

 

O exame de Oximetria é um procedimento simples e rápido. O paciente deve colocar o dedo, a orelha ou o pé no oxímetro de pulso. O oxímetro deve ficar bem ajustado para que o feixe de luz atinja a pele.

 

O exame geralmente leva alguns segundos para ser concluído. O resultado do exame é exibido no visor do oxímetro.

 

 

Quais são os riscos do exame de Oximetria?

 

O exame de Oximetria é um procedimento seguro e não invasivo. Não há riscos associados ao exame.

 

 

Quando o exame de Oximetria pode ser indicado?

 

O exame de Oximetria pode ser indicado nos seguintes casos:

 

    • Pacientes com doenças pulmonares, como asma, DPOC e fibrose pulmonar;

 

    • Pacientes que apresentam falta de ar ou outros sintomas respiratórios;

 

    • Pacientes que estão em cirurgia ou que estão em estado crítico.

 

 

Exemplos de uso do exame de Oximetria:

 

    • Um paciente com asma pode usar um oxímetro de pulso para monitorar sua saturação de oxigênio em casa. Isso pode auxiliar o paciente a identificar quando seus sintomas estão piorando e a tomar medidas para evitar uma crise;

 

    • Um paciente com DPOC pode usar um oxímetro de pulso para monitorar sua resposta ao tratamento. Se a saturação de oxigênio do paciente não estiver melhorando com o tratamento, o médico pode precisar ajustar o tratamento;

 

    • Um paciente que está em cirurgia pode usar um oxímetro de pulso para monitorar sua saturação de oxigênio durante a cirurgia. Isso pode auxiliar o médico a garantir que o paciente esteja recebendo oxigênio suficiente;

 

    • Um paciente que está em estado crítico pode usar um oxímetro de pulso para monitorar sua saturação de oxigênio 24 horas por dia. Isso pode auxiliar os médicos a identificar quaisquer problemas respiratórios que possam surgir.

 

 

Considerações adicionais:

 

    • O exame de Oximetria não é um substituto para a gasometria arterial. A gasometria arterial é um exame mais preciso que mede a quantidade de oxigênio, dióxido de carbono e outros gases no sangue arterial;

 

    • O exame de Oximetria pode ser afetado por fatores como a cor da pele, a temperatura da pele e o movimento do dedo ou da orelha.

 

 

O exame de Oximetria é um exame simples e não invasivo que pode ser usado para monitorar a saúde respiratória de pacientes com doenças pulmonares e para diagnosticar problemas respiratórios. O exame é seguro e apresenta poucos riscos.

 

 

Consulte o médico regularmente. Exames médicos de rotina ajudam a identificar problemas cardíacos precocemente.

 

Para mais orientações sobre este assunto, conte comigo!

Tire suas dúvidas. Mande uma mensagem para mim.

"O conteúdo disponível neste website tem caráter estritamente educativo e informativo. Seus artigos, matérias e notícias visam fornecer informações que possam auxiliar no esclarecimento de dúvidas em relação às medidas preventivas para saúde, exames diagnósticos, tratamentos e a problemas diversos relacionados com a saúde. Não é finalidade deste website, representando o médico Dr. Rodrigo Pereira Paez, a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico. Os conteúdos aqui apresentados não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, psicólogos e nutricionistas ou outros especialistas. Consulte sempre o seu médico. As imagens fotográficas das publicações, artigos, matérias ou notícias são meramente ilustrativas."

Rodrigo Paez

Rodrigo Paez

Formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - Escola Paulista de Medicina e especialista em Cirurgia Cardíaca, Cardiovascular, Endovascular e Marcapassos. Adepto da cirurgia cardíaca minimamente invasiva é pesquisador do estudo multicêntrico Bypass, que reune os melhores centros de cirurgia cardíaca do Brasil.