Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular

Publicações

Notícias e artigos sobre saúde, bem-estar, tratamentos cardiovasculares e medicina preventiva

Ultrassonografia Vascular: exame seguro e indolor que não utiliza radiação.

Ultrassonografia Vascular: exame seguro e indolor que não utiliza radiação.

A Ultrassonografia Vascular propicia grande precisão diagnóstica, é indolor e pode ser repetida várias vezes.

A Ultrassonografia Vascular utiliza ondas sonoras de alta frequência para gerar imagens do interior do organismo. Dessa forma, é possível analisar o sistema circulatório completamente, viabilizando o reconhecimento de obstruções nas artérias e veias.

 

É um exame seguro e indolor realizado sem a utilização de radiação, não causa efeitos colaterais e produz imagens dos tecidos moles que não podemos visualizar pelo raio-x.

 

 

• Então como é feita a Ultrassonografia Vascular?

 

O exame de Ultrassonografia Vascular leva em média 30 minutos para ser concluído e não necessita de cuidados especiais antes e depois de ser realizado.

 

Utiliza-se uma pequena sonda chamada "transdutor" diretamente sobre a pele, previamente revestida por um gel. Essa sonda emite ondas sonoras e os capta novamente, gravando seus ecos e os transformando em imagens fotográficas ou vídeos em um computador.

 

Com as imagens produzidas em tempo real, conseguimos visualizar internamente as estruturas e o movimentos dos órgãos do corpo. Também é possível visualizar o fluxo sanguíneo para que possa realizar uma análise instantânea de como está o funcionamento dos vasos e artérias.

 

 

• Qual é a indicação para realizar a Ultrassonografia Vascular?

 

As principais indicações para a realização deste exame abrangem a sondagem da existência de estreitamento das artérias e o diagnóstico de coágulos sanguíneos nas veias dos braços e das pernas — conhecidos como trombose venosa — e, caso seja positivo, investigar o problema encontrado para evitar danos graves à mobilidade do paciente.

 

O exame de Ultrassonografia Vascular é solicitado pelo médico quando o paciente apresenta, por exemplo:

 

    - Tontura;

    - Fadiga;

    - Falta de ar;

    - Pés e mãos frias;

    - Sensação de formigamento frequente;

    - Inchaço local;

    - Dor no peito;

    - Perda de cabelo;

    - Distúrbios digestivos.

 

 

• Com esse exame, o que podemos diagnosticar?

 

Diagnosticar ou confirmar, na prática, todos os problemas vasculares arteriais ou venosos.

 

Nas artérias carótidas, é amplamente realizado para avaliar os riscos de doenças cardiovasculares que são as principais causas de mortalidade no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Por exemplo, podemos verificar se existem placas na artéria, que ocasionam a alteração das prescrições dos medicamentos. Isso também se aplica caso sejam detectadas placas em outras artérias como as coronárias.

 

Com tratamentos adequados nos casos diagnosticados, podemos prevenir infartos e AVC, e auxiliar na detecção de artérias aumentadas, comumente conhecido como aneurisma e encontrar coágulos sanguíneos que caracterizam uma trombose venosa profunda.

 

Fique atento a sua saúde. Para manter-se sempre saudável é essencial realizar exames preventivos periodicamente.

 

 

Um abraço para todos.

Dr. Rodrigo Paez | Cardiovascular | CRM-SP: 94060

Cirurgia Geral - RQE Nº. 22272

Cirurgia Cardiovascular - RQE Nº. 22273

"O conteúdo disponível neste website tem caráter estritamente educativo e informativo. Seus artigos, matérias e notícias visam fornecer informações que possam auxiliar no esclarecimento de dúvidas em relação às medidas preventivas para saúde, exames diagnósticos, tratamentos e a problemas diversos relacionados com a saúde. Não é finalidade deste website, representando o médico Dr. Rodrigo Pereira Paez, a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico. Os conteúdos aqui apresentados não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, psicólogos e nutricionistas ou outros especialistas. Consulte sempre o seu médico. As imagens fotográficas das publicações, artigos, matérias ou notícias são meramente ilustrativas."

Rodrigo Paez

Rodrigo Paez

Formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - Escola Paulista de Medicina e especialista em Cirurgia Cardíaca, Cardiovascular, Endovascular e Marcapassos. Adepto da cirurgia cardíaca minimamente invasiva é pesquisador do estudo multicêntrico Bypass, que reune os melhores centros de cirurgia cardíaca do Brasil.

  • Compartilhe este post