Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular

Publicações

Notícias e artigos sobre saúde, bem-estar, tratamentos cardiovasculares e medicina preventiva

Ter episódios de tontura significa ter problemas cardíacos?

Ter episódios de tontura significa ter problemas cardíacos?

As tonturas podem apontar a existência de problemas cardíacos, porém podem existir outras causas.

Embora tonturas possam indicar um coração doente, existem outras causas que não as cardíacas como labirintite, diabetes mellitus, colesterol alto, hipotensão, hipoglicemia e enxaqueca, que também podem causar tonturas frequentes.

 

Por isso, se tem mais de 2 episódios de tontura por dia, marque uma consulta com um médico e diga com que frequência e em que condições as tonturas aparecem. Desta forma, o médico especialista poderá fazer uma análise da provável causa, avaliando se é ou não, uma situação relacionada ao coração.

 

Doenças cardíacas que causam tonturas

 

Algumas doenças cardíacas que podem dar tontura são: arritmias cardíacas, doenças nas válvulas cardíacas e coração grande.

 

Numa falha cardíaca, o coração perde a habilidade de bombear o sangue para o resto do corpo, podendo em algumas vezes ser fatal, especialmente quando se demora para dar o diagnóstico do problema.

 

O tratamento para estas causas pode ser feito com uso de remédios indicados pelo médico especialista e por vezes, necessitam de cirurgia.

 

Outras doenças que causam tontura

 

Uma das causas de tontura mais comum em jovens sadios é a síndrome vasovagal, na qual o paciente pode apresentar uma queda brusca da pressão arterial, ou da frequência cardíaca, em situações de estresse, fortes emoções, quando ficam muito tempo parado na mesma posição ou fazem exercício exageradamente. Um exame que pode ser realizado para detectar essa síndrome é o Tilt-Test, que pode ser realizado em clínicas de cardiologia.

 

Em idosos, a tontura é muito comum na labirintite e também na hipotensão postural. Na labirintite, a tontura é do tipo rotatória, ou seja, o indivíduo sente que tudo ao seu redor está girando. Acontece um desequilíbrio e as pessoas tentem a se segurarem para não cair. Na hipotensão postural, que ocorre muito em pacientes hipertensos, a pessoa fica tonta ao tentar mudar de posição. Por exemplo, quando se levanta da cama, quando se abaixa bruscamente para pegar um objeto no chão.

 

Como são muitas as causas de tontura, é importante que o paciente com esse sintoma, procure um médico especialista para descartar causas graves de tontura como arritmia ou estenose aórtica.

 

 

Fonte: Tua Saúde. "Tonturas podem indicar um coração doente". Conteúdo Editado. Por Ana Luiza Lima. Autorizado sob licença CC BY-ND 3.0 BR.

"O conteúdo disponível neste website tem caráter estritamente educativo e informativo. Seus artigos, matérias e notícias visam fornecer informações que possam auxiliar no esclarecimento de dúvidas em relação às medidas preventivas para saúde, exames diagnósticos, tratamentos e a problemas diversos relacionados com a saúde. Não é finalidade deste website, representando o médico Dr. Rodrigo Pereira Paez, a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico. Os conteúdos aqui apresentados não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, psicólogos e nutricionistas ou outros especialistas. Consulte sempre o seu médico. As imagens fotográficas das publicações, artigos, matérias ou notícias são meramente ilustrativas."

Rodrigo Paez

Rodrigo Paez

Formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - Escola Paulista de Medicina e especialista em Cirurgia Cardíaca, Cardiovascular, Endovascular e Marcapassos. Adepto da cirurgia cardíaca minimamente invasiva é pesquisador do estudo multicêntrico Bypass, que reune os melhores centros de cirurgia cardíaca do Brasil.

  • Compartilhe este post