A Estenose Aórtica - que é uma doença bem mais comum nos idosos - é uma condição em que a Válvula Aórtica se torna estreitada. Esse estreitamento dificulta a sua abertura completamente, reduzindo ou bloqueando o fluxo de sangue do coração para a aorta e também para o restante do corpo. Quando ocorre o bloqueio parcial do fluxo sanguíneo através da Válvula Aórtica, o coração é forçado a trabalhar mais para conseguir bombear o sangue necessário para suprir as necessidades do corpo. Devido a esse trabalho extra, pode ocorrer o espessamento do músculo cardíaco.
É uma doença muito incapacitante e os medicamentos conseguem prorrogar a cirurgia somente por algum tempo. A cada descompensação que a doença acarreta, a qualidade de vida do paciente diminui, o uso de medicamentos aumenta, as internações se tornam frequentes e o paciente torna-se mais limitado fisicamente. Cansaço para pequenos esforços e infecções pulmonares (pneumonias) se tornam rotineiras.
O tratamento da Estenose Aórtica com TAVI - Implante de Válvula Aórtica Transcateter - trouxe uma nova oportunidade para esses pacientes mais frágeis, com comorbidades, de maneira rápida e segura.
O TAVI - Implante de Válvula Aórtica Transcateter - é a colocação de uma nova válvula aórtica no coração, biológica, de pericárdio bovino, na maioria das vezes.
A colocação dessa válvula é bem rápida e ocorre via cateter, percorrendo seu caminho até o coração pelas artérias periféricas (Femoral, Subclávia, Carótida, Via Aorta) ou até pela ponta do coração (TAVI Apical), nos pacientes com problemas de circulação nas pernas (Arteriopatia Periférica, Síndrome de Leriche, Cirurgias Vasculares Prévias). O procedimento não utiliza circulação extracorpórea e o paciente vai extubado para a UTI. A estadia hospitalar depende de vários fatores, porém existem casos de alta hospitalar no dia seguinte, em menos de 48 horas.
Cuide sempre bem do seu coração!
Um abraço para todos.
Dr. Rodrigo Paez.