Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular

Publicações

Notícias e artigos sobre saúde, bem-estar, tratamentos cardiovasculares e medicina preventiva

Qual a atuação da Fisioterapia na reabilitação cardiovascular?

Qual a atuação da Fisioterapia na reabilitação cardiovascular?

A Fisioterapia é um procedimento significativo em pacientes com doenças cardícas.

A reabilitação cardiovascular compreende um conjunto de atividades relacionadas à melhoria do bem-estar físico, social e mental para pessoas com problemas relacionados ao sistema cardiocirculatório, tais como: infarto no miocárdio, insuficiência cardíaca, cirurgias cardíacas, doenças arteriais periféricas, coronariopatias, doenças cardíacas congênitas, entre outras. No programa de reabilitação, o paciente deve ser acompanhado por um médico cardiologista para diagnóstico e acompanhamento clínico adequado, bem como adequação do uso dos medicamentos.

 

O fisioterapeuta tem um papel importante e fundamental nesses programas, objetivando melhorar a capacidade funcional desses pacientes, ou seja, um melhor desempenho cardiovascular nas atividades da vida diária e no trabalho. A reabilitação cardíaca é subdividida em duas etapas: fase hospitalar e após a alta hospitalar. No hospital, os pacientes são assistidos de acordo com protocolos assistenciais específicos e individualizados através de uma avaliação fisioterapêutica detalhada. Após a alta eles são encaminhados para atendimento em ambiente ambulatorial.

 

Comumente, ao chegar em um programa, o paciente será avaliado pelo fisioterapeuta que irá fazer testes específicos para avaliação do seu desempenho funcional. Entre esses testes, podemos citar o de caminhada de seis minutos que avalia de forma submáxima como é o desempenho do indivíduo durante uma caminhada em ambiente controlado e com monitorização das pressão arterial, frequência cardíaca, oxigenação do sangue etc. Esse teste deve ser realizado por um profissional capacitado, em ambiente seguro. Avaliações da capacidade respiratória, desempenho físico, aplicação de questionários sobre a qualidade de vida podem também ser realizados. Essa avaliação irá nortear a conduta do fisioterapeuta e o acompanhamento de melhora clínica do indivíduo.

 

Após isso, será iniciado um programa individualizado de fisioterapia com atividades aeróbicas, condutas para melhorar a força e desempenho muscular periféricos e exercícios específicos para ganho de força muscular respiratória, se necessário. Podem ser prescritos também pelo fisioterapeuta aparelhos coadjuvantes para ganho na expansão pulmonar, estimulação elétrica neuromuscular para melhorar o desempenho de alguns grupos musculares durante o tratamento e até o uso da ventilação não invasiva como terapia auxiliar durante o exercício aeróbico em pacientes específicos.

 

 

Fonte: FISIOTERAPIA.COM. "Como a Fisioterapia atua em pacientes com doenças cardíacas?". https://bit.ly/2Nkp7PF
Autora: Luciana Bilitário / CREFITO 41600 Graduada pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (2001) Coordenadora do Curso de Fisioterapia da BAHIANA, Docente UNEB, Tutora da Residência Multiprofissional (Núcleo UTI) SESAB/UNEB/HSI Mestre em Medicina e Saúde Humana Especialista em Fisioterapia Respiratória (Assobrafir 2010), Fisioterapia em UTI (2002). Metodologia do Ensino Superior (2004)

"O conteúdo disponível neste website tem caráter estritamente educativo e informativo. Seus artigos, matérias e notícias visam fornecer informações que possam auxiliar no esclarecimento de dúvidas em relação às medidas preventivas para saúde, exames diagnósticos, tratamentos e a problemas diversos relacionados com a saúde. Não é finalidade deste website, representando o médico Dr. Rodrigo Pereira Paez, a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico. Os conteúdos aqui apresentados não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, psicólogos e nutricionistas ou outros especialistas. Consulte sempre o seu médico. As imagens fotográficas das publicações, artigos, matérias ou notícias são meramente ilustrativas."

Rodrigo Paez

Rodrigo Paez

Formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - Escola Paulista de Medicina e especialista em Cirurgia Cardíaca, Cardiovascular, Endovascular e Marcapassos. Adepto da cirurgia cardíaca minimamente invasiva é pesquisador do estudo multicêntrico Bypass, que reune os melhores centros de cirurgia cardíaca do Brasil.