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Os princípios do atendimento humanizado na saúde: acolhimento, escuta e respeito.

Os princípios do atendimento humanizado na saúde: acolhimento, escuta e respeito.

Já ouviu falar do atendimento humanizado na área da saúde?

Você já ouviu falar sobre o atendimento humanizado? Esse tema caminha lado a lado com os avanços da Medicina. Diariamente, cientistas ao redor do mundo descobrem novas técnicas, informações e detalhes que ajudam a salvar milhões de vidas todos os anos. No entanto, não é só nisso que estamos sempre evoluindo.

 

Além de estratégias modernas e tecnológicas para tratar as doenças de forma cada vez mais eficaz, a Medicina (e a área da saúde como um todo) também evolui em questão de humanização. Empatia, respeito, carinho e cuidados são apenas algumas palavras-chave desse contexto.

 

Só com isso já deu para ter uma noção do que é o atendimento humanizado, não é mesmo? Mas é claro que isso não é tudo!

 

 

O que é o atendimento humanizado?

 

É uma tendência que usa critérios como a empatia e a comunicação aberta entre médico e paciente para funcionar como base nos atendimentos da área da saúde.

 

Assim, o paciente passa a ser tratado como um indivíduo, e não como um “objeto de estudo” ou um sintoma que precisa ser desvendado e tratado.

 

 

Como surgiu o atendimento humanizado?

 

Por muitos anos, a Medicina foi uma ciência praticada com base no empirismo. Ou seja: as técnicas utilizadas eram testadas quase que sempre nos próprios pacientes e, a partir daí, resultados eram observados.

 

Esse foi um período muito importante para a área médica, mas também muito sofrido para os pacientes. No entanto, não havia conhecimento ou recursos necessários para que fosse diferente naquela época.

 

Com o passar dos séculos, a ciência avançou e outros métodos passaram a ser utilizados para testar as hipóteses. Questões como a dor e o desconforto foram minimizados ou cessados com a descoberta da anestesia e o atendimento, em geral, melhorou bastante.

 

Mas não era o suficiente. Ainda faltava algo: o calor humano. Muito se fala sobre o amor em áreas como Medicina, Enfermagem ou Odontologia. Mas, por muitos séculos, a coisa não foi bem assim.

 

Nessas épocas, o foco estava em tratar o sintoma ou a doença, e não o paciente. Com o atendimento humanizado, há uma revolução nesse tipo de pensamento e o foco passa a ser o indivíduo que está apresentando os sintomas.

 

Assim, você não é mais visto como uma dor de cabeça, por exemplo, e sim como alguém com uma personalidade, uma vida e questões que podem ou não estar influenciando na ocorrência desse sintoma. Dessa forma, toda a sua existência é levada em consideração, com uma abordagem mais amiga, mas ainda assim totalmente profissional e qualificada.

 

 

Quais as características do atendimento humanizado?

 

O atendimento humanizado é um assunto sério e, por isso, tem diretrizes bem determinadas para o seu funcionamento. Elas são pautadas em pilares que traduzem bem o seu significado. Confira quais são eles a seguir.

 

Ética profissional: um dos maiores pilares do atendimento humanizado é a ética profissional. Aqui, toda a equipe é não só altamente qualificada, mas também leva muito a sério os ensinamentos obtidos e os juramentos feitos ao longo da graduação e no ato da obtenção do diploma.

 

Tratamento individualizado: nenhuma pessoa é uma receita de bolo. Sendo assim, é importante que o tratamento, ainda que siga diretrizes, seja individualizado para as necessidades pessoais de cada paciente. No atendimento humanizado, adaptações, concessões e adições são comuns na rotina.

 

Respeito às diferenças: cada pessoa é um mundo e os profissionais humanizados sabem disso. Outro foco desse tipo de abordagem é não só respeitar as diferenças e a diversidade, mas também entender um pouco sobre elas e saber tirar dúvidas sem ser ofensivo ou invasivo. O profissional da saúde humanizado é empático e está sempre disposto a aprender.

 

Entendimento do sofrimento do paciente: por fim, outro pilar é a compreensão do sofrimento do paciente e das suas dores, assim como as de sua família. Novamente, empatia é a palavra de ordem, pautando as relações e interações durante todo o tempo.

 

 

O que significa falta de humanização no atendimento?

 

A falta de humanização no atendimento é pautada pela ausência dos pilares mencionados acima. Assim, ela ocorre quando o paciente não é visto como um todo, mas apenas como um “problema que deve ser resolvido”.

 

Algumas das características desse tipo de atendimento são:

 

    • falta de empatia;

    • ausência de explicações claras sobre os sintomas, doença ou o tratamento instaurado;

    • pouca paciência;

    • falta de espaço para que o paciente se expresse e exponha as suas dúvidas e receios;
    • atendimento rápido demais;

    • atendimento distanciado, sem contato visual ou conversa mais aberta.

 

Se você passou por uma dessas situações ou até mesmo deixou o consultório com a sensação de que não foi realmente acolhido, é provável que tenha feito parte de um atendimento não humanizado.

 

 

Por que buscar atendimento humanizado?

 

Agora que você já sabe o que esperar e o que não esperar de um atendimento humanizado, é importante entender os motivos que tornam esse tipo de estratégia tão importante para a sua saúde. Confira.

 

 

Construção de uma relação de confiança: um dos pontos de destaque quando o assunto é a importância do atendimento humanizado é, sem dúvidas, a possibilidade da construção de uma relação de confiança entre a equipe médica e o paciente. Assim, as trocas são mais verdadeiras e todos saem ganhando.

 

 

Dúvidas esclarecidas: sair do consultório cheio de dúvidas é algo muito comum nos atendimentos não humanizados. Quando o diálogo é bem desenvolvido e há tempo para absorver as informações passadas, boa parte dos questionamentos são solucionados ainda durante a consulta, melhorando a adesão do paciente ao tratamento.

 

 

Tratamento personalizado: quando o paciente é avaliado como um todo, tem acesso a um tratamento personalizado às suas necessidades. Assim, seu estilo de vida, hábitos, preferências e até mesmo questões ideológicas são levadas em consideração na hora de definir a melhor estratégia para tratar os problemas de saúde presentes.

 

 

Melhores resultados no tratamento: nem sempre é possível prever os resultados de um tratamento, mas uma coisa é certa: é bem mais provável que ele dê certo quando as duas partes são sinceras uma com a outra e estão realmente engajadas naquele propósito. Com a construção de uma relação de parceria entre o paciente e a equipe, as chances de tudo dar certo aumentam.

 

 

 

Fonte: Vida Saudável - Hospital Israelita Albert Einstein. "Quais as características do atendimento humanizado?". Conteúdo editado. Publicação autorizada sob licença do Hospital Israelita Albert Einstein.

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Rodrigo Paez

Rodrigo Paez

Formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - Escola Paulista de Medicina e especialista em Cirurgia Cardíaca, Cardiovascular, Endovascular e Marcapassos. Adepto da cirurgia cardíaca minimamente invasiva é pesquisador do estudo multicêntrico Bypass, que reune os melhores centros de cirurgia cardíaca do Brasil.