Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular

Publicações

Notícias e artigos sobre saúde, bem-estar, tratamentos cardiovasculares e medicina preventiva

O que você precisa saber sobre a Doença Arterial Obstrutiva Periférica (DAOP)?

O que você precisa saber sobre a Doença Arterial Obstrutiva Periférica (DAOP)?

Estreitamento das artérias.

A Doença Arterial Obstrutiva Periférica (DAOP) é uma condição médica caracterizada pela obstrução ou estreitamento das artérias que fornecem sangue às extremidades do corpo, como pernas, braços e pés. A obstrução é causada pela formação de placas de gordura nas paredes das artérias, o que pode levar à redução do fluxo sanguíneo e oxigênio para os tecidos e músculos dessas regiões.

 

A DAOP é uma doença progressiva e crônica, que pode levar a uma série de sintomas e complicações. Os sintomas iniciais incluem dor nas pernas ao caminhar, conhecida como Claudicação Intermitente, que é aliviada com o repouso. À medida que a doença progride, a dor pode ocorrer mesmo em repouso, principalmente à noite, e podem surgir feridas e úlceras nas extremidades afetadas.

 

A DAOP é mais comum em pessoas com mais de 50 anos, especialmente aquelas com fatores de risco, como tabagismo, diabetes, hipertensão arterial, colesterol elevado e história familiar de doenças cardiovasculares.

 

O tratamento da DAOP depende da gravidade da doença. Pode-se controlar os sintomas e prevenir complicações, mas não é capaz de curar a doença completamente. Em casos leves, parar de fumar, realizar atividade física, com uma alimentação saudável, pode reduzir a progressão da doença. Em casos graves, pode ser necessário o uso de medicamentos ou a realização de cirurgia, como a Angioplastia e a Cirurgia de Revascularização.

"O conteúdo disponível neste website tem caráter estritamente educativo e informativo. Seus artigos, matérias e notícias visam fornecer informações que possam auxiliar no esclarecimento de dúvidas em relação às medidas preventivas para saúde, exames diagnósticos, tratamentos e a problemas diversos relacionados com a saúde. Não é finalidade deste website, representando o médico Dr. Rodrigo Pereira Paez, a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico. Os conteúdos aqui apresentados não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, psicólogos e nutricionistas ou outros especialistas. Consulte sempre o seu médico. As imagens fotográficas das publicações, artigos, matérias ou notícias são meramente ilustrativas."

Rodrigo Paez

Rodrigo Paez

Formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - Escola Paulista de Medicina e especialista em Cirurgia Cardíaca, Cardiovascular, Endovascular e Marcapassos. Adepto da cirurgia cardíaca minimamente invasiva é pesquisador do estudo multicêntrico Bypass, que reune os melhores centros de cirurgia cardíaca do Brasil.