Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular

Publicações

Notícias e artigos sobre saúde, bem-estar, tratamentos cardiovasculares e medicina preventiva
O Hemocentro de São Paulo precisa de sua doação.
O Hemocentro de São Paulo precisa de sua doação.

Um simples gesto solidário de doar sangue salva a vida de muitas pessoas.

A Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo está com o estoque de três tipos de sangue em estado crítico: O positivo, O negativo e B negativo. O tipo A negativo está em nível de alerta. Os demais A positivo, B positivo, AB positivo e AB negativo estão com níveis estáveis.

 

Nós vamos ter três dias de estoque para esse sangue [que está em nível crítico]. Os doadores desses tipos precisam aparecer para que possamos repor o estoque, que tem duração de pouco tempo. Nessa época do ano é ruim porque as pessoas acabam viajando, ficando preocupadas com outros assuntos, e a gente acaba não tendo um movimento bom de doadores de sangue”, destaca a médica hematologista da fundação, Renata Paula Panzani de Moraes Barros.

 

Para fazer a doação de sangue, o doador deve estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos precisam de autorização); pesar no mínimo 50 kg; estar descansado; estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação); e apresentar documento original com foto recente.

 

Na capital paulista, o Hemocentro tem cinco pontos de coleta: Posto Clínicas, na avenida Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155; Posto Dante Pazzanese, na avenida Dr. Dante Pazzanese, 500; Posto Regional de Osasco, na rua Ari Barroso, 355; Posto Barueri, na rua Angela Mirella, 354; e Posto Mandaqui, na rua Voluntários da Pátria, 4227.

 

Respostas a dúvidas sobre a doação e os horários específicos de funcionamento de cada posto podem ser obtidos pelo Alô Pró Sangue (11) 4573-7800. Uma lista com motivos que impedem a doação pode ser vista no site da Pro Sangue e no site do Ministério da Saúde.

 

 

Fonte: EBC - Empresa Brasil de Comunicação. "Hemocentro de SP está com estoque de sangue em estado crítico". Por Bruno Bocchini. Autorizado sob licença CC BY 3.0 BR.

Fonte fotográfica: Image from rawpixel.com

"O conteúdo disponível neste website tem caráter estritamente educativo e informativo. Seus artigos, matérias e notícias visam fornecer informações que possam auxiliar no esclarecimento de dúvidas em relação às medidas preventivas para saúde, exames diagnósticos, tratamentos e a problemas diversos relacionados com a saúde. Não é finalidade deste website, representando o médico Dr. Rodrigo Pereira Paez, a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico. Os conteúdos aqui apresentados não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, psicólogos e nutricionistas ou outros especialistas. Consulte sempre o seu médico. As imagens fotográficas das publicações, artigos, matérias ou notícias são meramente ilustrativas."

Rodrigo Paez
Rodrigo Paez

Formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - Escola Paulista de Medicina e especialista em Cirurgia Cardíaca, Cardiovascular, Endovascular e Marcapassos. Adepto da cirurgia cardíaca minimamente invasiva é pesquisador do estudo multicêntrico Bypass, que reune os melhores centros de cirurgia cardíaca do Brasil.

  • Compartilhe este post