Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular

Publicações

Notícias e artigos sobre saúde, bem-estar, tratamentos cardiovasculares e medicina preventiva

Estatinas: não são utilizadas somente para reduzir o colesterol.

Estatinas: não são utilizadas somente para reduzir o colesterol.

Múltiplos benefícios aliados à saúde cardiovascular.

As Estatinas são um tipo de medicamento que reduz o colesterol no sangue. Elas são um tratamento eficaz e frequentemente usadas para tratar a hipercolesterolemia, uma condição em que os níveis de colesterol LDL (colesterol ruim) estão elevados. Elas devem ser usadas com cautela, pois podem causar alguns efeitos colaterais.

 

No entanto, as estatinas também têm benefícios para o coração. Elas podem ajudar a reduzir o risco de infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e morte cardiovascular. São indicadas para o tratamento da aterosclerose que ocorre normalmente em pessoas com colesterol alto, mas podem ocorrer mesmo com níveis normais de colesterol quando em pacientes tabagistas, com diabetes ou com história familiar de arteriopatia e aterosclerose.

 

• Como as estatinas funcionam:

 

As estatinas funcionam inibindo uma enzima chamada HMG-CoA redutase. Essa enzima é responsável pela produção de colesterol no fígado. Ao inibir a HMG-CoA redutase, as estatinas reduzem a produção de colesterol.

 

Além disso, as estatinas mostraram ter efeito anti-inflamatório nas placas ateromatosas em pessoas com aterosclerose, seja carotídea, coronariana ou de membros inferiores. Por isso, estão indicadas nas pessoas com aterosclerose mesmo se tiver níveis normais de colesterol.

 

• Benefícios para o coração:

 

Os benefícios das estatinas para o coração foram demonstrados em vários estudos clínicos. Um estudo, chamado de Heart Protection Study, mostrou que as estatinas reduziram o risco de infarto em 36% e o risco de AVC em 27%.

 

Outro estudo, chamado de Cholesterol and Recurrent Events (CARE), mostrou que as estatinas reduziram o risco de morte cardiovascular em 24%.

 

O uso de estatinas também evita a progressão das placas ateromatosas e pode reduzir essas placas se não forem calcificadas.

 

• Quando usar estatinas:

 

As estatinas são geralmente recomendadas para pessoas com alto risco de doenças cardiovasculares. O risco cardiovascular é calculado com base em fatores como idade, sexo, histórico familiar, tabagismo, pressão alta e diabete.

 

As estatinas também podem ser recomendadas para pessoas com níveis elevados de colesterol LDL, mesmo que não tenham alto risco de doenças cardiovasculares.

 

Também são indicadas em todos os pacientes com aterosclerose documentada, seja em ultrassonografia, tomografia, radiografia ou cateterismo.

 

• Riscos das estatinas:

 

As estatinas são geralmente seguras, mas podem causar alguns efeitos colaterais, como dor muscular, fadiga e aumento dos níveis de açúcar no sangue.

 

Em casos raros, as estatinas podem causar efeitos colaterais graves, como lesão muscular (rabdomiólise) e inflamação do pâncreas (pancreatite).

 

Exames de sangue no início do tratamento e a cada ajuste de dose podem mostrar precocemente as alterações musculares, hepáticas e pancreáticas, se houverem.

 

• Cálculo do risco cardiovascular:

 

Para calcular o seu risco cardiovascular, converse com o seu médico. Ele poderá avaliar os seus fatores de risco e recomendar o tratamento adequado.

 

• Redução do colesterol de outras formas:

 

Além das estatinas, existem outras formas de reduzir o colesterol. Essas incluem:

 

    - Mudanças na dieta: comer mais frutas, vegetais e grãos integrais e menos alimentos processados, carnes gordurosas e laticínios integrais;

    - Atividade física regular: pelo menos 30 minutos de atividade física moderada a vigorosa a maioria dos dias da semana;

    - Perda de peso: se você está acima do peso ou obeso, perder até 5% do seu peso corporal pode ajudar a reduzir o colesterol.

 

• Alimentação saudável e atividade física:

 

As mudanças na dieta e na atividade física são a base do tratamento para a hipercolesterolemia. Elas podem ajudar a reduzir o colesterol LDL e aumentar os níveis de colesterol HDL (colesterol bom).

 

Se você tem alto risco de doenças cardiovasculares, converse com o seu médico sobre o uso de estatinas. Elas podem ajudar a proteger o seu coração e reduzir o risco de infarto, AVC e morte cardiovascular.

 

 

Para mais orientações sobre Estatinas, conte comigo!
Tire suas dúvidas. Clique aqui e mande uma mensagem.

"O conteúdo disponível neste website tem caráter estritamente educativo e informativo. Seus artigos, matérias e notícias visam fornecer informações que possam auxiliar no esclarecimento de dúvidas em relação às medidas preventivas para saúde, exames diagnósticos, tratamentos e a problemas diversos relacionados com a saúde. Não é finalidade deste website, representando o médico Dr. Rodrigo Pereira Paez, a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico. Os conteúdos aqui apresentados não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, psicólogos e nutricionistas ou outros especialistas. Consulte sempre o seu médico. As imagens fotográficas das publicações, artigos, matérias ou notícias são meramente ilustrativas."

Rodrigo Paez

Rodrigo Paez

Formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - Escola Paulista de Medicina e especialista em Cirurgia Cardíaca, Cardiovascular, Endovascular e Marcapassos. Adepto da cirurgia cardíaca minimamente invasiva é pesquisador do estudo multicêntrico Bypass, que reune os melhores centros de cirurgia cardíaca do Brasil.