Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular

Publicações

Notícias e artigos sobre saúde, bem-estar, tratamentos cardiovasculares e medicina preventiva

Doença periodontal pode causar problemas cardiovasculares.

Doença periodontal pode causar problemas cardiovasculares.

Visite seu dentista regularmente.

A doença periodontal é uma infecção causada nos ossos que sustentam os dentes e na gengiva. Um estudo realizado pelo instituto de pesquisa independente Forsyth, dos Estados Unidos, em conjunto com cientistas da Universidade Harvard, revelou que pacientes analisados tiveram problemas no coração, nos pulmões e sistema vascular atrelados à doença periodontal.

 

Você conhece os sintomas e cuidados para a prevenção desses casos?

 

Pacientes que apresentam doença periodontal têm uma grande quantidade de bactérias na gengiva, que podem atingir artérias e órgãos distantes. O risco de infarto e AVC (Acidente Vascular Cerebral) ou outros tipos de problemas que envolvem o sistema cardiovascular chega a ser até duas vezes maior nesses pacientes.

 

A infecção periodontal crônica é de progressão lenta e não apresenta dor. Gengivite e periodontite normalmente são causadas por má higiene bucal. Os principais sintomas são sangramento ao escovar os dentes, inchaço da gengiva, vermelhidão, mau hálito e dentes soltos. O paciente percebe apenas que a gengiva está sangrando e que os dentes estão ficando amolecidos. Há, inclusive, o risco de perder dentes e causar prejuízos à arcada dentária.

 

Existem fatores genéticos associados à doença, mas práticas como o tabagismo e a má higienização dos dentes podem aumentar o acúmulo de placas bacterianas e consequentemente desencadear a inflamação.

 

A prevenção principal é escovar os dentes três vezes ao dia, utilizar o fio dental e fazer visitas frequentes ao dentista. Pacientes que já foram diagnosticados com doença cardiovascular, hipertensão ou AVC devem procurar um periodontista para o acompanhamento frequente. Seu dentista pode comunicar-se com seu médico para determinar o nível de cuidados, o tratamento e seu bem-estar geral.

 

 

Fonte: Jornal da USP. "Doença periodontal pode causar problemas cardiovasculares". Conteúdo Editado. Autorizado sob licença CC BY-ND 3.0 BR.

"O conteúdo disponível neste website tem caráter estritamente educativo e informativo. Seus artigos, matérias e notícias visam fornecer informações que possam auxiliar no esclarecimento de dúvidas em relação às medidas preventivas para saúde, exames diagnósticos, tratamentos e a problemas diversos relacionados com a saúde. Não é finalidade deste website, representando o médico Dr. Rodrigo Pereira Paez, a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico. Os conteúdos aqui apresentados não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, psicólogos e nutricionistas ou outros especialistas. Consulte sempre o seu médico. As imagens fotográficas das publicações, artigos, matérias ou notícias são meramente ilustrativas."

Rodrigo Paez

Rodrigo Paez

Formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - Escola Paulista de Medicina e especialista em Cirurgia Cardíaca, Cardiovascular, Endovascular e Marcapassos. Adepto da cirurgia cardíaca minimamente invasiva é pesquisador do estudo multicêntrico Bypass, que reune os melhores centros de cirurgia cardíaca do Brasil.

  • Compartilhe este post