A doença periodontal é uma infecção causada nos ossos que sustentam os dentes e na gengiva. Um estudo realizado pelo instituto de pesquisa independente Forsyth, dos Estados Unidos, em conjunto com cientistas da Universidade Harvard, revelou que pacientes analisados tiveram problemas no coração, nos pulmões e sistema vascular atrelados à doença periodontal.
Você conhece os sintomas e cuidados para a prevenção desses casos?
Pacientes que apresentam doença periodontal têm uma grande quantidade de bactérias na gengiva, que podem atingir artérias e órgãos distantes. O risco de infarto e AVC (Acidente Vascular Cerebral) ou outros tipos de problemas que envolvem o sistema cardiovascular chega a ser até duas vezes maior nesses pacientes.
A infecção periodontal crônica é de progressão lenta e não apresenta dor. Gengivite e periodontite normalmente são causadas por má higiene bucal. Os principais sintomas são sangramento ao escovar os dentes, inchaço da gengiva, vermelhidão, mau hálito e dentes soltos. O paciente percebe apenas que a gengiva está sangrando e que os dentes estão ficando amolecidos. Há, inclusive, o risco de perder dentes e causar prejuízos à arcada dentária.
Existem fatores genéticos associados à doença, mas práticas como o tabagismo e a má higienização dos dentes podem aumentar o acúmulo de placas bacterianas e consequentemente desencadear a inflamação.
A prevenção principal é escovar os dentes três vezes ao dia, utilizar o fio dental e fazer visitas frequentes ao dentista. Pacientes que já foram diagnosticados com doença cardiovascular, hipertensão ou AVC devem procurar um periodontista para o acompanhamento frequente. Seu dentista pode comunicar-se com seu médico para determinar o nível de cuidados, o tratamento e seu bem-estar geral.
Fonte: Jornal da USP. "Doença periodontal pode causar problemas cardiovasculares". Conteúdo Editado. Autorizado sob licença CC BY-ND 3.0 BR.