Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular

Publicações

Notícias e artigos sobre saúde, bem-estar, tratamentos cardiovasculares e medicina preventiva

Dissecção da Aorta. Emergência médica, relativamente rara, que exige socorro imediato.

Dissecção da Aorta. Emergência médica, relativamente rara, que exige socorro imediato.

As dores podem se manifestar no pescoço, costas ou abdômen, conforme a localização da Dissecção da Aorta.

A Dissecção da Aorta é um problema bem sério no coração, mas ainda bem que é algo pouco comum. Por se tratar de uma emergência de saúde, precisa de cuidados rápidos e de um tratamento especializado. É uma condição crítica, podendo causar consequências graves. A prevenção e a consciência sobre esta condição são cruciais para evitar complicações como hemorragias internas ou riscos à vida.

 

Assista à minisérie de vídeos sobre Aneurisma de Aorta.

 

 

Tipos de Dissecção da Aorta:

 

    • Dissecção da Aorta Tipo A: uma emergência médica grave, afeta a região inicial da aorta, próxima ao coração, interferindo no fluxo sanguíneo dos principais órgãos. Se não tratada imediatamente, pode ter consequências fatais;

 

    • Dissecção da Aorta Tipo B: a do Tipo B ocorre na seção descendente da aorta, abaixo da artéria subclávia. Embora também seja grave, a Tipo B geralmente pode ser tratada clinicamente, a menos que haja complicações adicionais.

 

Sintomas da Dissecção da Aorta:

 

Os sinais da Dissecção da Aorta podem diferir, variando conforme a parte do corpo afetada e o quão séria é a situação. Alguns dos sinais mais comuns incluem:

 

    • Dor súbita e intensa no peito ou nas costas;

    • Desconforto no peito semelhante a uma pressão ou aperto;

    • Dificuldade respiratória;

    • Desmaio ou sensação de desmaio;

    • Fraqueza ou paralisia em um lado do corpo.

 

Fatores de Risco:

 

Alguns fatores podem aumentar o risco de desenvolver Dissecção da Aorta, incluindo:

 

    • Hipertensão arterial;

    • Doenças do tecido conjuntivo, como a Síndrome de Marfan;

    • Trauma torácico;

    • Histórico familiar de condições cardiovasculares.

 

Diagnóstico e Tratamento:

 

É possível diagnosticar a Dissecção da Aorta por meio de exames avançados, como ecocardiograma, tomografia computadorizada ou ressonância magnética, os quais fornecem imagens detalhadas do problema. O tratamento personalizado será determinado com precisão com base no tipo, localização e gravidade.

 

Tratamento Cirúrgico:

 

Nos casos mais graves, especialmente Dissecção da Aorta Tipo A, o tratamento cirúrgico é necessário para reparar a aorta e prevenir complicações posteriores. Isso geralmente envolve uma cirurgia aberta para substituir a parte danificada da aorta.

 

Tratamento Clínico:

 

A Dissecção da Aorta Tipo B pode ser tratada clinicamente, controlando a pressão arterial e administrando medicamentos para estabilizar a condição e reduzir o risco de complicações.

 

 

Consulte o médico regularmente. Exames médicos de rotina ajudam a identificar problemas cardíacos precocemente.

 

Para mais orientações sobre este assunto, conte comigo!

Tire suas dúvidas. Mande uma mensagem para mim.

"O conteúdo disponível neste website tem caráter estritamente educativo e informativo. Seus artigos, matérias e notícias visam fornecer informações que possam auxiliar no esclarecimento de dúvidas em relação às medidas preventivas para saúde, exames diagnósticos, tratamentos e a problemas diversos relacionados com a saúde. Não é finalidade deste website, representando o médico Dr. Rodrigo Pereira Paez, a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico. Os conteúdos aqui apresentados não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, psicólogos e nutricionistas ou outros especialistas. Consulte sempre o seu médico. As imagens fotográficas das publicações, artigos, matérias ou notícias são meramente ilustrativas."

Rodrigo Paez

Rodrigo Paez

Formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - Escola Paulista de Medicina e especialista em Cirurgia Cardíaca, Cardiovascular, Endovascular e Marcapassos. Adepto da cirurgia cardíaca minimamente invasiva é pesquisador do estudo multicêntrico Bypass, que reune os melhores centros de cirurgia cardíaca do Brasil.