Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular

Publicações

Notícias e artigos sobre saúde, bem-estar, tratamentos cardiovasculares e medicina preventiva

Covid-19, ansiedade, estresse e pressão arterial.

Covid-19, ansiedade, estresse e pressão arterial.

Os hipertensos, que pertencem ao grupo de risco, devem reforçar os cuidados com a pressão arterial.

Durante a pandemia e o isolamento social, deve-se prestar atenção à pressão arterial. A Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) adverte aos pacientes que procurem atendimento de emergência em casos de fortes dores no peito, falta de ar, dificuldades nos movimentos e incômodo ou dificuldade para falar. Esses sintomas são sinais de complicações graves e do desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

 

As doenças cardíacas são a principal causa de morte no Brasil e no mundo, como infarto e derrame. No decorrer do período de isolamento social, esses pacientes devem receber cuidados especiais, como acompanhamento especializado e orientações necessárias para o controle da pressão arterial. Fatores como ansiedade e estresse causados pelo isolamento na quarentena podem se tornar potenciais inimigos do bem-estar dessas pessoas.

 

A pressão alta ou hipertensão arterial é uma doença crônica caracterizada pelo nível de pressão alta nas artérias, que faz com que o coração trabalhe mais do que o normal para garantir a distribuição adequada do sangue no corpo. Em 90% dos casos, o problema é herdado dos pais, mas existem vários fatores que afetam os níveis de pressão arterial, como o estilo de vida do indivíduo.

 

Um abraço para todos.
Dr. Rodrigo Paez.

"O conteúdo disponível neste website tem caráter estritamente educativo e informativo. Seus artigos, matérias e notícias visam fornecer informações que possam auxiliar no esclarecimento de dúvidas em relação às medidas preventivas para saúde, exames diagnósticos, tratamentos e a problemas diversos relacionados com a saúde. Não é finalidade deste website, representando o médico Dr. Rodrigo Pereira Paez, a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico. Os conteúdos aqui apresentados não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, psicólogos e nutricionistas ou outros especialistas. Consulte sempre o seu médico. As imagens fotográficas das publicações, artigos, matérias ou notícias são meramente ilustrativas."

Rodrigo Paez

Rodrigo Paez

Formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - Escola Paulista de Medicina e especialista em Cirurgia Cardíaca, Cardiovascular, Endovascular e Marcapassos. Adepto da cirurgia cardíaca minimamente invasiva é pesquisador do estudo multicêntrico Bypass, que reune os melhores centros de cirurgia cardíaca do Brasil.

  • Compartilhe este post