Durante a pandemia e o isolamento social, deve-se prestar atenção à pressão arterial. A Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) adverte aos pacientes que procurem atendimento de emergência em casos de fortes dores no peito, falta de ar, dificuldades nos movimentos e incômodo ou dificuldade para falar. Esses sintomas são sinais de complicações graves e do desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
As doenças cardíacas são a principal causa de morte no Brasil e no mundo, como infarto e derrame. No decorrer do período de isolamento social, esses pacientes devem receber cuidados especiais, como acompanhamento especializado e orientações necessárias para o controle da pressão arterial. Fatores como ansiedade e estresse causados pelo isolamento na quarentena podem se tornar potenciais inimigos do bem-estar dessas pessoas.
A pressão alta ou hipertensão arterial é uma doença crônica caracterizada pelo nível de pressão alta nas artérias, que faz com que o coração trabalhe mais do que o normal para garantir a distribuição adequada do sangue no corpo. Em 90% dos casos, o problema é herdado dos pais, mas existem vários fatores que afetam os níveis de pressão arterial, como o estilo de vida do indivíduo.
Um abraço para todos.
Dr. Rodrigo Paez.