Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular

Publicações

Notícias e artigos sobre saúde, bem-estar, tratamentos cardiovasculares e medicina preventiva
Banana e abacate previnem enfarte e AVC.
Banana e abacate previnem enfarte e AVC.

Essas frutas auxiliam na prevenção de ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais.

Gosta de banana? E de abacate? Então você tem um motivo a mais para comer essas frutas: elas podem prevenir ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais, segundo uma nova pesquisa.

 

Segundo um estudo feito pelo Dr. Paul Sanders, da Universidade do Alabama, nos EUA, publicado no Journal of Clinical Investigation Insight, banana e abacate previnem enfarte e Acidente Vascular Cerebral. O potássio, presente nessas duas frutas, regula os genes que mantêm a flexibilidade da artéria e podem impedir que elas endureçam e sofram entupimentos, revelou a pesquisa. “Os resultados demonstram o benefício de suplementação de potássio adequada na prevenção de endurecimento vascular”, disse Sanders.

 

Os pesquisadores analisaram ratos que correm risco de doença cardíaca quando alimentados com uma dieta rica em gordura. Os ratos receberam níveis baixos, normais ou elevados de potássio. Os resultados revelam que as artérias de ratos alimentados com uma dieta de baixo teor de potássio tornaram-se significativamente mais rígidas. Os roedores que receberam alto teor de potássio apresentaram substancialmente menos endurecimento da artéria.

 

Os ratos alimentados com alimentos ricos em potássio também reduziram a rigidez na aorta, que é a principal artéria do corpo. “Os resultados têm um importante potencial, pois demonstram o benefício de suplementação de potássio adequada na prevenção da calcificação vascular em camundongos propensos a aterosclerose e o efeito adverso da ingestão baixa de potássio”.

 


Fonte: Ciberia, 2017. "Banana e abacate previnem enfarte e AVC.". Conteúdo editado. https://goo.gl/bKzDEG

"O conteúdo disponível neste website tem caráter estritamente educativo e informativo. Seus artigos, matérias e notícias visam fornecer informações que possam auxiliar no esclarecimento de dúvidas em relação às medidas preventivas para saúde, exames diagnósticos, tratamentos e a problemas diversos relacionados com a saúde. Não é finalidade deste website, representando o médico Dr. Rodrigo Pereira Paez, a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico. Os conteúdos aqui apresentados não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, psicólogos e nutricionistas ou outros especialistas. Consulte sempre o seu médico. As imagens fotográficas das publicações, artigos, matérias ou notícias são meramente ilustrativas."

Rodrigo Paez
Rodrigo Paez

Formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - Escola Paulista de Medicina e especialista em Cirurgia Cardíaca, Cardiovascular, Endovascular e Marcapassos. Adepto da cirurgia cardíaca minimamente invasiva é pesquisador do estudo multicêntrico Bypass, que reune os melhores centros de cirurgia cardíaca do Brasil.

  • Compartilhe este post