Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular

Publicações

Notícias e artigos sobre saúde, bem-estar, tratamentos cardiovasculares e medicina preventiva
Atividades físicas beneficiam pacientes com insuficiência cardíaca.

Atividades físicas beneficiam pacientes com insuficiência cardíaca.

Atividades físicas melhoram a qualidade de vida.

O principal benefício da atividade física na insuficiência cardíaca é a diminuição dos sintomas, principalmente o cansaço e a falta de ar, que o indivíduo sente ao fazer suas atividades diárias.

 

Estudos realizados em pacientes com doença cardíaca demonstraram que a atividade física regular pode ser recomendada no tratamento de insuficiência cardíaca crônica estável porque:

 

    • Reduz a frequência cardíaca e

    • Aumenta os níveis de oxigênio disponível.

 

No entanto, o exercício físico pode ser uma contraindicação para alguns pacientes com insuficiência cardíaca e por isso antes de iniciar o exercício físico, quem sofre com a doença deve consultar o médico e avaliar a sua condição física através da prova de esforço cardiorrespiratório em bicicleta ou esteira. Além disso, o indivíduo deve informar ao médico sobre outras doenças que possua e os remédios que toma.

 

Cada plano de exercício deve ser individualizado e alterado ao longo do tempo, de acordo com o avanço da idade e da situação do paciente, mas algumas opções são a caminhada, corrida leve, musculação com pouco peso e hidroginástica, por exemplo. Mas todo exercício deve ser realizado com a supervisão de um profissional.

 

Recomendações importantes

 

Algumas recomendações para atividade física na insuficiência cardíaca incluem:

 

    • Utilizar roupa fresca e confortável;

    • Beber água durante o exercício;

    • Evitar fazer atividades físicas em locais muito quentes.

 

Estas recomendações ajudam a evitar complicações, como aumento da temperatura corporal ou desidratação, frequentes em pacientes com insuficiência cardíaca devido à dificuldade de o corpo regular a temperatura.

 

 

Fonte: Tua Saúde. "Benefícios da atividade física na insuficiência cardíaca". Por Ana Luiza Lima. Autorizado sob licença CC BY-ND 3.0 BR.

"O conteúdo disponível neste website tem caráter estritamente educativo e informativo. Seus artigos, matérias e notícias visam fornecer informações que possam auxiliar no esclarecimento de dúvidas em relação às medidas preventivas para saúde, exames diagnósticos, tratamentos e a problemas diversos relacionados com a saúde. Não é finalidade deste website, representando o médico Dr. Rodrigo Pereira Paez, a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico. Os conteúdos aqui apresentados não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, psicólogos e nutricionistas ou outros especialistas. Consulte sempre o seu médico. As imagens fotográficas das publicações, artigos, matérias ou notícias são meramente ilustrativas."

Rodrigo Paez
Rodrigo Paez

Formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - Escola Paulista de Medicina e especialista em Cirurgia Cardíaca, Cardiovascular, Endovascular e Marcapassos. Adepto da cirurgia cardíaca minimamente invasiva é pesquisador do estudo multicêntrico Bypass, que reune os melhores centros de cirurgia cardíaca do Brasil.

  • Compartilhe este post