Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular

Publicações

Notícias e artigos sobre saúde, bem-estar, tratamentos cardiovasculares e medicina preventiva

Algumas dicas que farão você conquistar um coração saudável.

Algumas dicas que farão você conquistar um coração saudável.

Alguns hábitos para aplicar hoje e manter seu coração mais saudável.

Hábitos saudáveis ​​são muito importantes para conquistarmos qualidade de vida. Acredite, é simples conseguirmos reduzir o risco de doenças cardíacas. Dependerá somente de você e de seu compromisso de mudar sua rotina e dia a dia. Ter um coração saudável e não ter doenças cardíacas requer que tenhamos a vontade de adquirir pequenos hábitos na nossa vida.

 

 

Tenha conhecimento do seu histórico familiar:

 

Todos nós sabemos que doenças cardiovasculares também relacionam-se com fatores genéticos. Avalie sempre sua saúde com um médico especialista, especialmente se houver histórico familiar de doenças cardíacas, como, insuficiência cardíaca, angina, hipertensão, infarto, entre outras. Quanto à saúde cardiovascular, tenha sempre em mente que os nossos hábitos durante a nossa vida são mais importantes do que os fatores não genéticos.

 

 

Não perca o controle a Pressão Arterial:

 

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a Hipertensão engloba 80% das mortes cardiovasculares. Controlar a ingestão do sal, e também controlar o consumo de álcool, são medidas importantes para manter a pressão arterial longe de níveis altos. Para níveis controlados da pressão arterial, precisamos ter valores menores ou iguais a 140 por 90 milímetros de mercúrio (mmHG).

 

 

Ajude seu coração, siga uma dieta balanceada:

 

Para conseguir uma dieta adequada e balanceada, não abuse do açúcar, do sal ou da gordura. As frutas, as verduras e os legumes além de proteínas obtidas das carnes (magras de preferência), devem fazer parte da sua dieta balanceada.

 

 

Melhora a saúde do coração mantendo um peso saudável:

 

Caso você esteja acima do peso, não só seu coração estará sob muita pressão como também correrá maior risco de apresentar doenças como o diabetes, colesterol alto e hipertensão. Não se esqueça, para fortalecer seu coração, tenha uma dieta saudável, evitando ao máximo alimentos com gorduras trans e saturadas e alimentos processados, e, evite também, aqueles alimentos que contêm alta concentração de sal e que são ricos em colesterol. Claro, pratique atividades físicas!

 

 

Não fume, seu coração vai agradecer:

 

Que o tabaco faz muito mal aos pulmões e que está associado a doenças cardiovasculares, todos sabemos. Câncer de pulmão, de boca e de pele, além de intensificar o envelhecimento da pele, são as principais consequências do uso do cigarro. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), consumir derivados do tabaco pode provocar aproximadamente 50 doenças diferentes e, no Brasil, a estimativa para o biênio 2021-2022 é 1250 mil novos casos de câncer.

"O conteúdo disponível neste website tem caráter estritamente educativo e informativo. Seus artigos, matérias e notícias visam fornecer informações que possam auxiliar no esclarecimento de dúvidas em relação às medidas preventivas para saúde, exames diagnósticos, tratamentos e a problemas diversos relacionados com a saúde. Não é finalidade deste website, representando o médico Dr. Rodrigo Pereira Paez, a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico. Os conteúdos aqui apresentados não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, psicólogos e nutricionistas ou outros especialistas. Consulte sempre o seu médico. As imagens fotográficas das publicações, artigos, matérias ou notícias são meramente ilustrativas."

Rodrigo Paez

Rodrigo Paez

Formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - Escola Paulista de Medicina e especialista em Cirurgia Cardíaca, Cardiovascular, Endovascular e Marcapassos. Adepto da cirurgia cardíaca minimamente invasiva é pesquisador do estudo multicêntrico Bypass, que reune os melhores centros de cirurgia cardíaca do Brasil.

  • Compartilhe este post