Rica em proteínas de alta qualidade, gorduras boas (como as mono e poli-insaturadas), fibras, vitaminas e minerais, a soja ganhou espaço na dieta de vários brasileiros. Acompanhando essa tendência, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a leguminosa como um alimento com propriedades funcionais e recomenda o consumo de, no mínimo, 25 gramas por dia de sua proteína.
Recomenda-se o consumo diário da soja e de outros alimentos de origem vegetal, uma vez que estes são ricos em fibras solúveis responsáveis por uma digestão mais lenta e, por consequência, maior sensação de saciedade. O recomendado é que haja uma variação ao incluir a soja na alimentação, fazendo uso deste grão no preparo de saladas, pratos quentes ou vitaminas e alterando seu uso no cardápio, para evitar a monotonia alimentar.
Descubra cinco motivos para incluir a soja em seu dieta diária:
Proteína de qualidade:
Fonte de proteína vegetal de alto valor biológico, o grão pode desempenhar um papel importante na saúde. Sua composição rica em lipídeos, carboidratos, proteínas e fibras pode ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares, osteoporose, câncer, diabetes e, também, ajudam a reduzir os sintomas da menopausa.
Amiga do coração:
Incluir a soja na dieta pode trazer benefícios ao coração uma vez que a proteína da soja auxilia na diminuição dos níveis de colesterol sanguíneo. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a proteína de soja é um nutriente com propriedades funcionais e/ou de saúde. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação variada e a hábitos de vida saudáveis.
Alimento Seguro:
Seu consumo é seguro para todas as faixas etárias, podendo fazer parte de uma alimentação equilibrada e aliada a hábitos de vida saudáveis tanto para crianças quanto para adultos, dentro de uma alimentação equilibrada e variada.
Zero lactose:
As bebidas e os alimentos à base de soja não possuem lactose, podendo assim ser indicados a quem possui intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite. Algumas bebidas à base de soja do mercado possuem fortificação de cálcio, com o mesmo teor presente no leite, mas é sempre bom ficar atento que qualquer restrição deve ter acompanhamento de um profissional de saúde garantindo adequação calórica e ingestão de todos os nutrientes.
Fonte: Tribuna do Ceará - Vida Saúdável. "Veja 5 motivos para incluir a soja em sua dieta". Conteúdo editado. https://goo.gl/89ubeV