Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular

Publicações

Notícias e artigos sobre saúde, bem-estar, tratamentos cardiovasculares e medicina preventiva
Saiba mais sobre o Aneurisma da Aorta e previna-se.
Saiba mais sobre o Aneurisma da Aorta e previna-se.

O risco de sofrer esse tipo de lesão aumenta com o passar da idade, sendo mais comum em homens com mais de 65 anos.

O aneurisma da aorta consiste na dilatação permanente de alguma parte da aorta, a maior artéria do corpo, que é subdivida em aorta abdominal e aorta torácica. Dependendo da região da aorta em que há a dilatação, pode ser classificada em torácica e abdominal, sendo esta última mais frequente de acontecer.

 

Na maioria dos casos, o aneurisma da aorta não gera sintomas, sendo percebido apenas durante exames médicos de rotina. O risco de sofrer esse tipo de lesão aumenta com o passar da idade, sendo mais comum de acontecer em homens com mais de 65 anos. Há ainda alguns fatores de risco para desenvolver a doença como a diabetes, aterosclerose, colesterol alto, hipertensão e doença coronária.

 

Sintomas do aneurisma da aorta

 

Os sintomas de aneurisma da aorta variam de acordo com a porção da artéria afetada e tamanho do aneurisma. No caso do aneurisma da aorta abdominal, normalmente não há sintomas, podendo crescer lentamente e ser identificado apenas em exames de rotina.

 

Quando o aneurisma abdominal é grande, pode ser possível sentir certa pulsação na região abdominal, dor na lombar e dor intensa ou constante no peito. Já o aneurisma da aorta torácica pode gerar sintomas inespecíficos relacionados à área onde se localiza. Por exemplo: aneurisma da aorta torácica que afeta a região da garganta pode causar dificuldade em engolir e rouquidão.

 

Em alguns casos, a parede do aneurisma pode tornar-se fraca ao mesmo tempo que a pressão do sangue é constante, o que pode resultar na ruptura do aneurisma, levando à hemorragia interna grave.

 

Principais causas

 

As principais causas do aneurisma da aorta são:

 

    • Aterosclerose, que corresponde ao acúmulo de placas de gordura no interior da artéria aorta;

    • Hipertensão;

    • Fatores genéticos;

    • Diabetes;

    • Problemas cardíacos;

    • Hipercolesterolemia.

 

Além disso, a idade superior a 65 anos e o hábito de fumar podem favorecer o aparecimento do aneurisma.

 

Para diagnosticar a aneurisma da aorta, o médico pode solicitar a realização de alguns exames, como tomografia computadorizada, raio-x e ecocardiograma, por exemplo.

 

Como é feito o tratamento

 

O tratamento para aneurisma da aorta depende da idade da pessoa e a presença de outras doenças associadas, podendo ser indicada a realização de um procedimento cirúrgico para reparação da aorta ou a sua substituição por um enxerto feito com material sintético.

 

Para a prevenção de um aneurisma da aorta, recomenda-se a prática de atividade física regular e uma alimentação equilibrada, pobre em gorduras e em sal.

 

 

Fonte: Tua saúde. "Aneurisma da Aorta: sintomas, causas e tratamento". Por Ana Luiza Lima. Autorizado sob licença CC BY-ND 3.0 BR.

"O conteúdo disponível neste website tem caráter estritamente educativo e informativo. Seus artigos, matérias e notícias visam fornecer informações que possam auxiliar no esclarecimento de dúvidas em relação às medidas preventivas para saúde, exames diagnósticos, tratamentos e a problemas diversos relacionados com a saúde. Não é finalidade deste website, representando o médico Dr. Rodrigo Pereira Paez, a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico. Os conteúdos aqui apresentados não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, psicólogos e nutricionistas ou outros especialistas. Consulte sempre o seu médico. As imagens fotográficas das publicações, artigos, matérias ou notícias são meramente ilustrativas."

Rodrigo Paez
Rodrigo Paez

Formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - Escola Paulista de Medicina e especialista em Cirurgia Cardíaca, Cardiovascular, Endovascular e Marcapassos. Adepto da cirurgia cardíaca minimamente invasiva é pesquisador do estudo multicêntrico Bypass, que reune os melhores centros de cirurgia cardíaca do Brasil.

  • Compartilhe este post