Cirurgia Endovascular

Cardiovascular
Procedimento: Cirurgia Endovascular

Cirurgia Endovascular

A cirurgia endovascular, como o próprio nome já diz, é a cirurgia por dentro dos vasos. É utilizada para o tratamento das doenças circulatórias dos vasos sanguíneos, arteriais ou venosos.

 

A maior diferença entre a cirurgia vascular e a cirurgia endovascular é a forma de acesso aos vasos que necessitam de intervenção. Na cirurgia vascular são realizadas incisões que se iniciam na superfície do organismo (na pele), e se prolongam através do interior do organismo, onde se localiza o vaso a ser tratado. Já a cirurgia endovascular alcança o local afetado por meio de punções de artérias ou veias em local superficial. Através deste pequeno furo na pele, se posicionam cateteres, fios guias, balões para dilatação, stents.

 

Desta forma, para se tratar um vaso no abdome ou no tórax, realiza-se a punção com uma agulha de um vaso à distância, usualmente na virilha ou no braço. Os cateteres, balões, stents ou outros dispositivos são levados deste local, até o local a que vai ser tratado sobre os fios guias. Todo este trajeto é percorrido dentro dos vasos, com a ajuda de radioscopia, que são aparelhos de raio-x contínuo.

 

A principal vantagem da cirurgia endovascular é o menor trauma cirúrgico, pois não há necessidade de serem feitas grandes incisões. Assim, é possível diminuir o tempo da cirurgia-intervenção, reduzir o tempo de internação, acelerar o tempo de recuperação, além de reduzir os riscos da cirurgia e as complicações inerentes ao ato cirúrgico. Tudo isso faz com que o paciente tenha retorno mais rápido às atividades habituais, de lazer e de trabalho.

 

Atualmente, a maioria dos aneurismas de aorta, ilíacas e demorai, podem ser tratados por meio desta técnica. Na maioria dos procedimentos para aorta, é realizada uma pequena incisão na virilha que tiver a artéria femoral mais retificada. Entretanto, hoje em dia já existem endopróteses de aorta que podem ser implantadas totalmente por punção.

 

Os procedimentos endovasculares podem ser realizados por cirurgiões vasculares, cardiovasculares, hemodinamicistas e radiologistas intervencionistas.

Consultas

Agende sua consulta. Entrarei em contato com você para confirmação.

Envie sua mensagem