Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular

Publicações

Notícias e artigos sobre saúde, bem-estar, tratamentos cardiovasculares e medicina preventiva
Quais são os sintomas de insuficiência cardíaca?

Quais são os sintomas de insuficiência cardíaca?

Os sintomas de insuficiência cardíaca nem sempre são evidentes e, pessoas em fases iniciais, podem não ter nenhum sintoma.

Os sinais e sintomas da insuficiência cardíaca são causados pelo acumulo de sangue que o coração não consegue bombear, e incluem o cansaço para grandes esforços, falta de ar, inchaço e tosse, por exemplo. Ao longo do tempo, os sintomas podem evoluir para o cansaço a realizar pequenos esforços, como comer ou escovar os dentes, e surgimento de inchaços espalhados pelo corpo.

 

Quando a pessoa apresenta estes sintomas, deve procurar um médico para diagnosticar o problema e iniciar o tratamento adequado, que pode incluir o uso de remédios, a realização de fisioterapia ou até mesmo um transplante cardíaco, nos casos mais graves.

 

Os sinais e sintomas mais comuns da insuficiência cardíaca, podem incluir:

 

    • Cansaço, fraqueza e limitação física a esforços habituais;

    • Apneia do sono e falta de ar durante o dia;

    • Inchaço dos pés, pernas, tornozelos e barriga;

    • Batimentos cardíacos mais rápidos;

    • Tosse seca noturna;

    • Má digestão, náuseas e enfartamento;

    • Chiado no peito após fazer esforços;

    • Inchaço do abdômen;

    • Perda de apetite;

    • Dor no peito;

    • Dificuldade de concentração;

    • Aumento do peso, devido a retenção de líquidos;

    • Urina mais concentrada e aumento da frequência urinária, sobretudo à noite.

 

Além destes sintomas, pode surgir uma dor no peito, que poderá ser sinal de um infarto.

 

Como é feito o diagnóstico

 

Para identificar a insuficiência cardíaca, o médico pode solicitar diversos exames, como exames de sangue, Raio-X ao peito para avaliar o coração e os pulmões, eletrocardiograma, ecocardiograma, ressonância magnética, tomografia computadorizada, ou uma angiografia, por exemplo.

 

Em que consiste o tratamento

 

Depois de realizado o diagnóstico, o tratamento deve ser orientado por um médico e, normalmente, envolve o uso de remédios que fortalecem o músculo cardíaco, anti-hipertensores e diuréticos, para diminuir a pressão do sangue sobre o coração e para diminuir a retenção de líquidos.

 

Além disso, é ainda recomendada a prática regular de exercício físico adaptada pelo médico, como caminhar ou andar de bicicleta, e, em alguns casos, fisioterapia, para ajudar na recuperação do paciente e na diminuição dos sintomas. Nos casos mais graves, pode ser necessário realizar uma cirurgia, para fazer um transplante de coração.

 

 

Fonte: Tua Saúde. "Sintomas de insuficiência cardíaca". Conteúdo Editado. Autorizado sob licença CC BY-ND 3.0 BR.

"O conteúdo disponível neste website tem caráter estritamente educativo e informativo. Seus artigos, matérias e notícias visam fornecer informações que possam auxiliar no esclarecimento de dúvidas em relação às medidas preventivas para saúde, exames diagnósticos, tratamentos e a problemas diversos relacionados com a saúde. Não é finalidade deste website, representando o médico Dr. Rodrigo Pereira Paez, a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico. Os conteúdos aqui apresentados não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, psicólogos e nutricionistas ou outros especialistas. Consulte sempre o seu médico. As imagens fotográficas das publicações, artigos, matérias ou notícias são meramente ilustrativas."

Rodrigo Paez
Rodrigo Paez

Formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - Escola Paulista de Medicina e especialista em Cirurgia Cardíaca, Cardiovascular, Endovascular e Marcapassos. Adepto da cirurgia cardíaca minimamente invasiva é pesquisador do estudo multicêntrico Bypass, que reune os melhores centros de cirurgia cardíaca do Brasil.

  • Compartilhe este post