Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular

Publicações

Notícias e artigos sobre saúde, bem-estar, tratamentos cardiovasculares e medicina preventiva
Novembro Azul contra o câncer de próstata.

Novembro Azul contra o câncer de próstata.

Novembro Azul lembra importância da prevenção do câncer de próstata.

O câncer de próstata é o tumor maligno mais comum nos homens. Apesar de afetar um número substancial de indivíduos maduros, ele não está necessariamente ligado ao envelhecimento. A maioria dos casos ocorrem em homens com mais de 65 anos de idade. Quando o diagnóstico é realizado no início, a possibilidade de cura é de até 90%.

 

Vários fatores podem levar ao câncer de próstata. Entre eles, antecedentes familiares, alimentação desregrada, pouca exposição ao sol (que causa a deficiência de vitamina D), etc. A alimentação rica em alimentos com vitaminas e sais minerais como os legumes, verduras, frutas ajudam a reduzir o risco. O peso ideal, a atividade física e também o não consumo de álcool e cigarro são muito importantes para a prevenção.

 

A doença acontece quando as células da próstata, glândula responsável, juntamente com as vesículas seminais, pela produção do esperma, começam a se multiplicar de forma desordenada.

 

A partir dos 50 anos, o homem deve procurar um especialista em oncologia para realizar o exame de toque. Quem tem histórico familiar pode procurar um médico a partir dos 40 anos e ficar atento nos sintomas como: dificuldade de urinar, diminuição da força do jato urinário e a frequência urinária.

 

Caso a doença seja diagnosticada, o tratamento recomendado deve ser definido pelo seu médico e pode variar de radioterapia, cirurgia até um tratamento hormonal. Lembrando que o tratamento deve ser conversado e discutido entre o médico e o paciente.

 

Consulte já seu médico e faça o exame.

 


Fonte: Lopes. "Você sabe porque Novembro Azul?". Por Carolina Pedroso. https://goo.gl/HSdKjr e EBC - "Novembro Azul lembra importância da prevenção do câncer de próstata". Por Luciano Nascimento. https://goo.gl/W5M3tY Textos editados.

"O conteúdo disponível neste website tem caráter estritamente educativo e informativo. Seus artigos, matérias e notícias visam fornecer informações que possam auxiliar no esclarecimento de dúvidas em relação às medidas preventivas para saúde, exames diagnósticos, tratamentos e a problemas diversos relacionados com a saúde. Não é finalidade deste website, representando o médico Dr. Rodrigo Pereira Paez, a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico. Os conteúdos aqui apresentados não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, psicólogos e nutricionistas ou outros especialistas. Consulte sempre o seu médico. As imagens fotográficas das publicações, artigos, matérias ou notícias são meramente ilustrativas."

Rodrigo Paez
Rodrigo Paez

Formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - Escola Paulista de Medicina e especialista em Cirurgia Cardíaca, Cardiovascular, Endovascular e Marcapassos. Adepto da cirurgia cardíaca minimamente invasiva é pesquisador do estudo multicêntrico Bypass, que reune os melhores centros de cirurgia cardíaca do Brasil.

  • Compartilhe este post