Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular

Publicações

Notícias e artigos sobre saúde, bem-estar, tratamentos cardiovasculares e medicina preventiva

ECMO: esperança e sobrevida a pacientes graves.

ECMO: esperança e sobrevida a pacientes graves.

A ECMO é um aparelho que funciona como coração e pulmão artificiais.

Nos últimos dias, ouvimos muito sobre a Oxigenação por Membrana Extracorpórea (ECMO) que é um tratamento que ajudou muito a salvar vidas nesta pandemia. Essa tecnologia está sendo utilizada em alguns hospitais para o tratamento de pacientes com Covid-19 em situação grave e com grande envolvimento respiratório. O ator e comediante Paulo Gustavo foi submetido a esse procedimento, pois apresentou grande comprometimento respiratório em decorrência do Covid-19.

 

O ECMO é uma técnica de suporte de vida extracorporal. Pode ser usada em recém-nascidos e até idosos que sofrem com falência pulmonar ou cardiovascular, permitindo a substituição provisória da atividade do coração ou do pulmão. Trata-se de uma bomba que realiza a circulação sanguínea através de um pulmão artificial por fora do corpo, onde, após o sangue ser oxigenado artificialmente, volta à corrente sanguínea.

 

Um abraço para todos.
Dr. Rodrigo Paez.

"O conteúdo disponível neste website tem caráter estritamente educativo e informativo. Seus artigos, matérias e notícias visam fornecer informações que possam auxiliar no esclarecimento de dúvidas em relação às medidas preventivas para saúde, exames diagnósticos, tratamentos e a problemas diversos relacionados com a saúde. Não é finalidade deste website, representando o médico Dr. Rodrigo Pereira Paez, a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico. Os conteúdos aqui apresentados não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, psicólogos e nutricionistas ou outros especialistas. Consulte sempre o seu médico. As imagens fotográficas das publicações, artigos, matérias ou notícias são meramente ilustrativas."

Rodrigo Paez

Rodrigo Paez

Formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - Escola Paulista de Medicina e especialista em Cirurgia Cardíaca, Cardiovascular, Endovascular e Marcapassos. Adepto da cirurgia cardíaca minimamente invasiva é pesquisador do estudo multicêntrico Bypass, que reune os melhores centros de cirurgia cardíaca do Brasil.

  • Compartilhe este post