Existem evidências científicas que comprovam que o estado de saúde da boca pode impactar a saúde do coração, já que pessoas com problemas dentários, como placa dentária ou problemas gengivais, correm mais riscos de sofrer com doenças cardiovasculares relativamente a pessoas que têm uma boa saúde bucal.
Assim, é muito importante manter uma higiene bucal correta, além de visitar o dentista com frequência, de forma a evitar problemas nos dentes e nas gengivas, que possam aumentar o risco de doenças cardiovasculares.
Porque a boca está relacionada com o coração
Uma higiene bucal errada pode criar um ambiente favorável ao desenvolvimento de bactérias, capazes de causar doenças nas gengivas e nos dentes.
Problemas orais, como a gengivite ou periodontite, por exemplo, permitem o crescimento exagerado de bactérias e outros germes, que podem migrar da boca para outras regiões, através da corrente sanguínea, podendo alcançar o coração. Aí, essas bactérias podem causar inflamação e resultar numa infecção do revestimento cardíaco.
Além disso, a aterosclerose e o AVC também podem estar relacionados com a inflamação causada por bactérias provenientes da boca, porque ao migrar para a corrente sanguínea, podem aumentar os níveis de proteína C reativa, que contribui para a inflamação dos vasos sanguíneos. Caso exista sangramento gengival, pode ainda acontecer de as bactérias conseguirem chegar diretamente na circulação sanguínea e interagir com as placas ateroscleróticas, que facilitam o desenvolvimento de AVC's.
Como saber se existe doença na boca
Alguns sinais e sintomas que podem indicar que existe uma doença oral incluem:
• Vermelhidão das gengivas, que podem estar inchadas ou doloridas;
• Sangramento da gengiva quando se come, usa o fio dental ou se escovam os dentes;
• Presença de pus e outros sinais de infecção em torno das gengivas e dos dentes;
• Retração gengival;
• Dente mole ou a afastar-se de outros dentes.
Além disso, mau hálito frequente ou gosto ruim na boca constante também podem indicar problemas nas gengivas ou dentes.
O que fazer para evitar complicações
De forma a manter uma boa saúde bucal, deve-se ir ao dentista com frequência, principalmente se a pessoa verificar algum destes sintomas e fazer uma higiene bucal correta, escovando os dentes 3 vezes ao dia, com uma escova macia e usar fio dental e enxaguante, pelo menos uma vez ao dia.
Fonte: Tua Saúde. "Boa higiene bucal pode diminuir risco de doenças cardíacas". Autorizado sob licença CC BY-ND 3.0 BR.