Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular

Publicações

Notícias e artigos sobre saúde, bem-estar, tratamentos cardiovasculares e medicina preventiva

Como a Doença de Chagas afeta o coração?

Como a Doença de Chagas afeta o coração?

A Doença de Chagas é uma doença tropical parasitária, transmitida pelo inseto Barbeiro.

A Doença de Chagas é uma enfermidade parasitária amplamente conhecida, transmitida pelas fezes de um inseto chamado Barbeiro. Existem outras formas de transmissão, como pela ingestão de alimentos contaminados com os parasitas, a transmissão de mãe para filho ou forma congênita, por transfusões de sangue e transplante de órgãos e por acidentes de laboratório. A doença é causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi.

 

A doença pode causar problemas cardíacos graves, evidências hemorrágicas, dores nas articulações, náuseas e fraqueza muscular. Na maioria dos casos, o tamanho do coração do paciente afetado aumenta significativamente, pois as cavidades internas do coração se expandem, impedindo o bombeamento normal do sangue para o corpo, de forma eficiente. Quando a doença atinge seu estágio avançado, o coração é afetado gravemente e, em muitos casos, é necessário realizar um transplante cardíaco.

 

Na fase crônica podem também se manifestar complicações digestivas que surgem depois de muitos anos, causando dilatação do esôfago (que se manifesta com dificuldades para deglutir os alimentos) e do cólon (que se manifesta por constipação).

 

Ainda não há vacina contra a doença de Chagas. Diante de um diagnóstico e do tratamento precoce, há maiores chances de cura, porém, na maioria dos casos a doença é assintomática. Uma pessoa infectada que seja diagnostica na fase aguda e receba o tratamento adequado tem aproximadamente 100% de chance de cura.

 

Cuide sempre bem do seu coração!

 

Um abraço para todos.
Dr. Rodrigo Paez.

"O conteúdo disponível neste website tem caráter estritamente educativo e informativo. Seus artigos, matérias e notícias visam fornecer informações que possam auxiliar no esclarecimento de dúvidas em relação às medidas preventivas para saúde, exames diagnósticos, tratamentos e a problemas diversos relacionados com a saúde. Não é finalidade deste website, representando o médico Dr. Rodrigo Pereira Paez, a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico. Os conteúdos aqui apresentados não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, psicólogos e nutricionistas ou outros especialistas. Consulte sempre o seu médico. As imagens fotográficas das publicações, artigos, matérias ou notícias são meramente ilustrativas."

Rodrigo Paez

Rodrigo Paez

Formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - Escola Paulista de Medicina e especialista em Cirurgia Cardíaca, Cardiovascular, Endovascular e Marcapassos. Adepto da cirurgia cardíaca minimamente invasiva é pesquisador do estudo multicêntrico Bypass, que reune os melhores centros de cirurgia cardíaca do Brasil.

  • Compartilhe este post