Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular

Publicações

Notícias e artigos sobre saúde, bem-estar, tratamentos cardiovasculares e medicina preventiva
Cirurgia cardiovascular e cardíaca no cinema.
Cirurgia cardiovascular e cardíaca no cinema.

Os retratos da sétima arte sobre as doenças do coração.

As cirurgias cardiovasculares e cardíacas são realmente fascinantes. Elas já foram retratadas no cinema como condições que requerem cuidados e atenção especial. Elas podem ser o mote principal do filme ou apenas o estopim, parte do caminho escolhido para contar uma história. Nos filmes ou na vida real, as cirurgias cardiovasculares e cardíacas são apenas coadjuvantes. Só depende de nossa dedicação e da educação sobre nossas doenças para termos - e desfrutarmos - de uma vida saudável e plena, com um roteiro repleto de finais felizes.

 

Conheça a lista que preparei para você:

 

Awake - A vida por um fio (Awake).
Jessica Alba, Hayden Christensen e Terrence Howard protagonizam o thriller psicológico do diretor / roteirista Joby Harold sobre um homem que experimenta o fenômeno cirúrgico conhecido como "consciência anestésica". Esse evento assustador permite que o paciente tenha a consciência de tudo o que está acontecendo ao seu redor no momento da cirurgia, apesar de ficar completamente paralisado e incapaz de pedir ajuda. Clayton Beresford (Hayden Christensen) é um jovem bem sucedido, porém ele descobre que necessita passar por um transplante de coração. Quando submete-se à cirurgia, percebe que a anestesia ainda não fez seu trabalho e que sua vida pode ter uma caminho inesperado.

 

Uma estranha condição (Heart Condition).
Uma estranha condição é um filme de comédia lançado em 1990. É estrelado por Denzel Washington, Bob Hoskins e Chloe Webb. Na trama, Jack Moony (Bob Hoskins) é o tira racista que investiga um cartel de drogas. Napoleon Stone (Denzel Washington) é o advogado que defende os traficantes. Um dia, Stone é baleado e morre, ao mesmo tempo em que Moony sofre um ataque cardíaco. Quando Moony acorda, descobre que foi transplantado e tem um novo coração, o de Stone. Agora o fantasma de Stone vai perseguir Moony não só para que ele trate bem do coração, mas para que descubra quem o assassinou.

 

Quase Deuses (Something the Lord Made).
É um filme baseado em fatos reais. Apresenta a história real de Vivien Thomas, um afro-americano, e do Dr. Alfred Blalock de forma marcante. Viven Thomas era um carpinteiro que sonhava tornar-se médico. Porém, com a Grande Depressão dos EUA, perdeu todas as economias que financiariam seus estudos na Faculdade de Medicina. Ele consegue um emprego no Laboratório de Cirurgias Experimentais Vanderbilt como zelador e começa trabalhar para o Dr. Alfred, um cirurgião, que fazia pesquisas em cães. Percebendo que o jovem Viven tinha o dom para a medicina, o Dr. Alfred o incentiva. Vivenm, ao lado do Dr. Alfred, desenvolveram a cirurgia cardiaca para crianças com Tetralogia de Fallot (o caso do Bebê Azul). Essa doença trata-se de uma anomalia congenita. Atualmente, só nos Estados Unidos, são realizadas 1.750.000 cirurgias cardíacas por ano graças ao que esses dois homens realizaram.

 

Threshold - No Limiar da Vida (Threshold).
Donald Sutherland interpreta o respeitado cirurgião cardíaco Dr. Thomas Vrain. Em uma operação arriscada, ele se torna uma celebridade depois de realizar o transplante do primeiro coração artificial já implantado em um ser humano. Dr. Aldo Gehring, interpretado por Jeff Goldblum, é o inventor do coração artificial que também se destaca com uma fama súbita. Um drama comovente que retrata várias questões éticas.

"O conteúdo disponível neste website tem caráter estritamente educativo e informativo. Seus artigos, matérias e notícias visam fornecer informações que possam auxiliar no esclarecimento de dúvidas em relação às medidas preventivas para saúde, exames diagnósticos, tratamentos e a problemas diversos relacionados com a saúde. Não é finalidade deste website, representando o médico Dr. Rodrigo Pereira Paez, a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico. Os conteúdos aqui apresentados não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, psicólogos e nutricionistas ou outros especialistas. Consulte sempre o seu médico. As imagens fotográficas das publicações, artigos, matérias ou notícias são meramente ilustrativas."

Rodrigo Paez
Rodrigo Paez

Formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - Escola Paulista de Medicina e especialista em Cirurgia Cardíaca, Cardiovascular, Endovascular e Marcapassos. Adepto da cirurgia cardíaca minimamente invasiva é pesquisador do estudo multicêntrico Bypass, que reune os melhores centros de cirurgia cardíaca do Brasil.

  • Compartilhe este post