A Fibrilação Atrial, também chamada de Arritmia Cardíaca, leva à paralisação de uma parede do átrio, que é uma das cavidades do coração, e resulta na formação de coágulos no coração. Esses coágulos podem se desprender, caindo na corrente sanguínea e entupir a artéria do cérebro, causando, então, um Acidente Vascular Cerebral Isquêmico.
Os tratamentos variam de acordo com o paciente, mas, em sua maioria, são utilizados anticoagulantes orais, responsáveis por afinar o sangue e impedir a formação de coágulos. No entanto, a melhor forma de lidar com o problema é a prevenção específica para esse tipo de AVC.
Fonte: Jornal da USP. "Arritmias cardíacas podem ser caminho para o AVC". Autorizado e publicado sob licença CC BY-ND 3.0 BR.
"O conteúdo disponível neste website tem caráter estritamente educativo e informativo. Seus artigos, matérias e notícias visam fornecer informações que possam auxiliar no esclarecimento de dúvidas em relação às medidas preventivas para saúde, exames diagnósticos, tratamentos e a problemas diversos relacionados com a saúde. Não é finalidade deste website, representando o médico Dr. Rodrigo Pereira Paez, a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico. Os conteúdos aqui apresentados não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, psicólogos e nutricionistas ou outros especialistas. Consulte sempre o seu médico. As imagens fotográficas das publicações, artigos, matérias ou notícias são meramente ilustrativas."