Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular

Publicações

Notícias e artigos sobre saúde, bem-estar, tratamentos cardiovasculares e medicina preventiva
A importância de preparar-se adequadamente para um exame laboratorial.

A importância de preparar-se adequadamente para um exame laboratorial.

Recomendações importantes para seguir antes de seus exames médicos.

Estima-se que muitos dos exames laboratoriais possuam algum tipo de desvio no resultado devido ao mau preparo do paciente para o exame. E isso é ruim para todo mundo: o médico não consegue ter precisão nos resultados, o paciente tem que refazer o exame e remarcar o retorno e o sistema de saúde como um todo acaba sendo prejudicado. É o tal do efeito cascata. Assim, não custa nada atentar-se às recomendações e garantir que os exames sejam feitos de acordo com as orientações pré-estabelecidas. Quando seu médico passar algum pedido de exame, anote todas as recomendações que ele fizer para antes da coleta.

 

Aos médicos, é importante sensibilizar seus pacientes sobre a importância de cumprir as orientações e garantir que as mesmas estejam anotadas, junto ao pedido de exame, para não haver risco de esquecimentos.

 

Algumas recomendações gerais para os pacientes:

 

– Cumpra com o jejum estabelecido de acordo com o exame a ser realizado.
– Nunca ultrapasse 16 horas sem se alimentar.
– Um dia antes de fazer o exame, não altere sua rotina alimentar, a não ser que haja orientação médica.
– Café, álcool e nicotina podem alterar os resultados dos exames. Por isso procure não fazer uso destas substâncias 12 horas antes da coleta.
– A atividade física também pode alterar os resultados dos exames, é bom evitá-las por 12 horas antes da coleta.
– Sempre informe ao médico os medicamentos em uso (inclusive pomadas e cremes), dia e hora da última dose.
– A ingestão de pequena quantidade de água, no decorrer do jejum alimentar, não prejudica a realização de exames de sangue.
– Para exames de urina confira se há necessidade de ser a primeira urina do dia ou não, pois há alteração no resultado, dependendo do exame. Preferencialmente a urina deve ser coletada em laboratório, mas se isso não acontecer, garanta que o frasco seja fornecido pelo laboratório.
– Para exames de fezes não há necessidade que o paciente esteja de jejum. O paciente deve pegar o frasco apropriado no laboratório, geralmente no dia anterior a coleta. Para maior conforto do paciente, a coleta deve ser realizada em domicílio.
– Para as mulheres, é recomendado que os exames de sangue não sejam feitos no período pré menstrual e menstrual.

 


Fonte: Website Horas da Vida - Cuide de Você. "A importância de preparar-se adequadamente para um exame laboratorial.". https://goo.gl/CAq7sr

"O conteúdo disponível neste website tem caráter estritamente educativo e informativo. Seus artigos, matérias e notícias visam fornecer informações que possam auxiliar no esclarecimento de dúvidas em relação às medidas preventivas para saúde, exames diagnósticos, tratamentos e a problemas diversos relacionados com a saúde. Não é finalidade deste website, representando o médico Dr. Rodrigo Pereira Paez, a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico. Os conteúdos aqui apresentados não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, psicólogos e nutricionistas ou outros especialistas. Consulte sempre o seu médico. As imagens fotográficas das publicações, artigos, matérias ou notícias são meramente ilustrativas."

Rodrigo Paez
Rodrigo Paez

Formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - Escola Paulista de Medicina e especialista em Cirurgia Cardíaca, Cardiovascular, Endovascular e Marcapassos. Adepto da cirurgia cardíaca minimamente invasiva é pesquisador do estudo multicêntrico Bypass, que reune os melhores centros de cirurgia cardíaca do Brasil.

  • Compartilhe este post