Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular

Publicações

Notícias e artigos sobre saúde, bem-estar, tratamentos cardiovasculares e medicina preventiva
Sinto dormência no braço esquerdo. O que é? É infarto?
Sinto dormência no braço esquerdo. O que é? É infarto?

Sentir dormência ou formigamento no braço nem sempre significa infarto, há outras causas menos graves para este sintoma.

A dormência é uma sensação anormal que pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas que assume aspectos especiais quando sentida no braço esquerdo. A primeira coisa que vem à mente quando uma pessoa sente dormência no braço esquerdo é que ela possa estar prestes a sofrer um infarto do miocárdio.

 

No entanto, nem sempre a dormência ou formigamento no braço indica infarto, já que há outras razões menos graves e mesmo banais para este sintoma. Problemas originados no pescoço, ombro ou nervos periféricos também podem causar este sintoma. Ainda assim, os testes para descartar um problema cardíaco devem vir em primeiro lugar, não porque o problema cardíaco seja a causa mais comum desse sintoma, mas porque é a mais séria das causas possíveis e a que exige tratamento médico imediato.

 

Quais são as causas possíveis da dormência no braço esquerdo?

 

A dormência e o formigamento podem acontecer no braço esquerdo quando uma raiz nervosa é pressionada na coluna cervical ou falta sangue no braço, devido a algum déficit circulatório nessa região do corpo. Ela pode ser apenas momentânea, por causa de um erro de postura, ou dever-se a doenças graves, como a diabetes mellitus e a hipertensão arterial ou até mesmo infarto do miocárdio ou acidente vascular cerebral (AVC).

 

Outras causas possíveis de dormência e formigamento no braço, incluem, entre outras:

 

    • Manter a mesma posição por um longo tempo, especialmente se alguma artéria é comprimida;

    • Traumatizar um nervo do pescoço;

    • Pressão nos nervos da coluna cervical;

    • Infecções por herpes zóster;

    • Níveis anormais de cálcio, potássio ou sódio no organismo;

    • Carências vitamínicas;

    • Uso de certos medicamentos;

    • Danos nos nervos devido a chumbo, álcool, tabaco ou drogas quimioterápicas;

    • Terapia de radiação;

    • Mordidas de animais;

    • Picadas de insetos, carrapatos, ácaros e aranhas;

    • Toxinas de frutos do mar;

    • Condições congênitas que afetam os nervos.

 

Quando se tratam de causas sistêmicas, os sintomas podem ocorrer em outros membros do corpo, concomitante ou alternativamente.

 

Quais são as principais características clínicas diferenciadas das diversas causas de dormência no braço esquerdo?

 

Quando a dormência ou formigamento afeta todo um lado do corpo, geralmente o rosto e o braço ou a perna e o braço, pode ser um sinal de AVC. Se a dormência se irradia para o braço esquerdo e vem acompanhada de dor ou aperto no peito, aperto na garganta, náuseas, suor, palpitações, tontura e mesmo desmaio é, quase certamente, devida a problemas cardiológicos, como angina ou início de um infarto.

 

Muitos problemas de dormência e formigamento são causados por erros de postura, que podem ser facilmente corrigidos. Além disso, pessoas que costumam beber muito e que tenham deficiências de vitaminas também podem sofrer com esse problema. Uma alimentação rica em vitaminas do complexo B (carne, fígado, ovos, leite, semente e cereais integrais, folhas escuras e queijo, por exemplo) pode ser eficaz contra a dormência e o formigamento.

 

Para saber se a dormência ou o formigamento são ou não preocupantes, é importante identificar a região do braço em que os sintomas acontecem:

 

    • Se no dedo do meio, indicador ou polegar, pode ser sinal de síndrome do túnel do carpo;

    • Se no dedo mindinho ou anular, geralmente os sintomas se devem à compressão do nervo do cotovelo;

    • Se no braço, pode ser resultado da pressão em um conjunto de nervos do chamado “plexo braquial”;

    • A dormência que denuncia um problema cardíaco, na maioria dos casos acontece na margem radial do braço, onde é o trajeto do osso do braço chamado

    "rádio", e no dedo polegar.

 

 

Fonte: AbcMed, 2018. "Dormência no braço esquerdo — conheça as outras causas, porque nem sempre é infarto!". https://bit.ly/2KZqKB6

"O conteúdo disponível neste website tem caráter estritamente educativo e informativo. Seus artigos, matérias e notícias visam fornecer informações que possam auxiliar no esclarecimento de dúvidas em relação às medidas preventivas para saúde, exames diagnósticos, tratamentos e a problemas diversos relacionados com a saúde. Não é finalidade deste website, representando o médico Dr. Rodrigo Pereira Paez, a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico. Os conteúdos aqui apresentados não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, psicólogos e nutricionistas ou outros especialistas. Consulte sempre o seu médico. As imagens fotográficas das publicações, artigos, matérias ou notícias são meramente ilustrativas."

Rodrigo Paez
Rodrigo Paez

Formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - Escola Paulista de Medicina e especialista em Cirurgia Cardíaca, Cardiovascular, Endovascular e Marcapassos. Adepto da cirurgia cardíaca minimamente invasiva é pesquisador do estudo multicêntrico Bypass, que reune os melhores centros de cirurgia cardíaca do Brasil.

  • Compartilhe este post