Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular

Publicações

Notícias e artigos sobre saúde, bem-estar, tratamentos cardiovasculares e medicina preventiva
O que é a Angiotomografia e qual a sua finalidade.
O que é a Angiotomografia e qual a sua finalidade.

Exame de diagnóstico rápido para avaliar o comprometimento dos vasos sanguíneos do coração.

Angiotomografia é um exame de diagnóstico rápido que permite a perfeita visualização de placas de gordura ou cálcio no interior das veias e artérias do corpo, utilizando modernos equipamentos em 3D, muito útil na doença coronariana e cerebral, mas que também pode ser solicitada para avaliar vasos sanguíneos em outras partes do corpo.

 

O médico que geralmente solicita este exame é o cardiologista para avaliar o comprometimento dos vasos sanguíneos do coração, especialmente se existem outros exames alterados como o teste de esforço ou cintilografia, ou para uma avaliação da dor no peito, por exemplo.

 

Para que serve a Angiotomografia

 

A angiotomografia serve para observar nitidamente a parte interna e externa, diâmetro e comprometimento dos vasos sanguíneos, evidenciando com clareza a presença de placas de cálcio ou de placas de gordura nas coronárias, e também serve para visualizar com clareza o fluxo sanguíneo cerebral, ou em qualquer outra área do corpo, como pulmão ou rins, por exemplo.

 

Este exame consegue detectar até mesmo as menores calcificações coronarianas resultantes de acumulo de placas de gordura no interior das artérias, que não seriam identificadas num exame comum, como no eletrocardiograma de esforço, por exemplo.

 

Principais indicações da Angiotomografia

 

A seguir temos algumas possíveis indicações de cada tipo deste exame:

 

Angiotomografia coronariana
    • em caso de sintomas de doenças do coração;
    • indivíduos com doenças cardíaca instalada;
    • suspeita de calcificação coronariana;
    • verificar eficácia de Stent após cirurgia de ponte safena;
    • em caso de doença de Kawasaki.

 

Angiotomografia arterial cerebral
    • avaliação de obstrução das artérias cerebrais;
    • pesquisa de aneurisma cerebral avaliação de malformações vasculares.

 

Angiotomografia venosa cerebral
    • avaliação de obstrução das veias cerebrais por causas extrínsecas, trombose;
    • avaliação de malformações vasculares.

 

Angiotomografia de veias pulmonares
    • pré-ablação de fibrilação atrial;
    • pós-ablação de fibrilação atrial.

 

Angiotomografia da aorta abdominal
    • avaliação das doenças vasculares;
    • antes ou depois de colocar uma prótese.

 

Angiotomografia da aorta torácica
    • doenças vasculares;
    • avaliação pré e pós-colocação de próteses.

 

Angiotomografia do Abdômen
    • para avaliação de doenças vasculares.

 

Como é feita a Angiotomografia

 

Para realizar este exame o médico pode injetar o contraste na artéria que deseja visualizar e depois a pessoa deve entrar um aparelho de tomografia, que usa radiação para gerar imagens que são vistas num computador. Assim, o médico pode observar em tempo real como estão os vasos sanguíneos, se apresentam placas calcificadas ou se o fluxo de sangue está comprometido em alguma parte.

 

Preparo antes do exame

 

A angiotomografia demora em média 10 minutos, e 4 horas antes de sua realização o indivíduo não deverá comer nem beber nada.

 

Os medicamentos de toma diária podem ser tomados à mesma hora, mas recomenda-se não tomar nada que contenha cafeína e nenhum medicamento contra a disfunção erétil 48 horas antes do exame.

 

Minutos antes da realização da angiotomografia o indivíduo deverá tomar um medicamento para diminuir a frequência cardíaca e outro para dilatar os vasos sanguíneos, com o intuito de melhorar a sua visualização das imagens cardíacas.

 

 

Fonte: Tua Saúde. "Angiotomografia: Indicações, como é feita e como se preparar". Conteúdo Editado. Autorizado sob licença CC BY-ND 3.0 BR.

"O conteúdo disponível neste website tem caráter estritamente educativo e informativo. Seus artigos, matérias e notícias visam fornecer informações que possam auxiliar no esclarecimento de dúvidas em relação às medidas preventivas para saúde, exames diagnósticos, tratamentos e a problemas diversos relacionados com a saúde. Não é finalidade deste website, representando o médico Dr. Rodrigo Pereira Paez, a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico. Os conteúdos aqui apresentados não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, psicólogos e nutricionistas ou outros especialistas. Consulte sempre o seu médico. As imagens fotográficas das publicações, artigos, matérias ou notícias são meramente ilustrativas."

Rodrigo Paez
Rodrigo Paez

Formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - Escola Paulista de Medicina e especialista em Cirurgia Cardíaca, Cardiovascular, Endovascular e Marcapassos. Adepto da cirurgia cardíaca minimamente invasiva é pesquisador do estudo multicêntrico Bypass, que reune os melhores centros de cirurgia cardíaca do Brasil.

  • Compartilhe este post