Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular

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Colesterol alto é um perigo silencioso e não costuma apresentar sintomas.
Colesterol alto é um perigo silencioso e não costuma apresentar sintomas.

Os exames periódicos são fundamentais para descobrir níveis altos de colesterol LDL no sistema sanguíneo.

Para estar com a saúde sempre em dia e não ser pego de surpresa, é importante realizar exames periodicamente. Assim, é possível verificar o nível do colesterol, substância presente na corrente sanguínea e que, em quantidades elevadas, pode representar sérios riscos à saúde.

 

O colesterol é formado por partículas de gordura que existem no nosso organismo e o colesterol ruim pode ser depositado nos vasos levando a algumas doenças cardiovasculares.

 

O colesterol alto pode ser silencioso e, na maioria das vezes, não apresenta sintomas. Por isso, é importante estar alerta para os níveis da substância no organismo. Esse colesterol vai se depositando nos vasos, então os sintomas não aparecem tão rápido e podem acontecer ao longo de vários anos. Por isso, é importante a realização de exames periódicos para detectar os níveis e fazer o tratamento adequado.

 

O problema está associado a hábitos pouco saudáveis, como a má alimentação e o sedentarismo.

 

Alimentação no inverno

 

Durante o frio, o organismo gasta mais energia para manter a temperatura do corpo e o principal efeito disso é o consumo imediato de mais alimentos. A necessidade calórica de cada pessoa não costuma ser tão alta quanto a quantidade de alimentos ingerida no inverno.

 

Para não comprometer a saúde, o ideal é evitar as dietas da moda, pois “podem causar sérios prejuízos à saúde”.

 

Somado a esses fatores, é no inverno que as pessoas costumam abandonar a prática de atividades físicas e as comidas calóricas são ainda mais tentadoras. O consumo exagerado pode resultar em aumento de peso e, em casos extremos, diabetes descompensado e colesterol alto.

 

Confira dicas para uma boa alimentação durante o inverno:

 

    • Prefira sopas preparadas com legumes batidos, sem adição de creme de leite ou massas. É interessante acrescentar algumas fibras, como o farelo ou fibra de trigo ou o farelo de aveia. As fibras ajudam a regular a função intestinal, manter o colesterol em níveis normais e provocam uma maior sensação de saciedade.

    • Substitua o chocolate quente por um chá com adoçante, que esquenta o organismo da mesma forma, ou prepare com leite desnatado e achocolatado light.

    • Troque os queijos amarelos por queijos brancos ou reduzidos em gordura.

    • Substitua carnes gordurosas por coxão duro e patinho, que podem ser preparados na pressão e consumidas ensopadas.

 

 

Fonte: São Paulo - Governo do Estado. "Perigo silencioso: colesterol alto não costuma apresentar sintomas". Por Portal do Governo. Conteúdo Editado.

Fonte ilustrativa: Image from rawpixel.com

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Rodrigo Paez
Rodrigo Paez

Formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - Escola Paulista de Medicina e especialista em Cirurgia Cardíaca, Cardiovascular, Endovascular e Marcapassos. Adepto da cirurgia cardíaca minimamente invasiva é pesquisador do estudo multicêntrico Bypass, que reune os melhores centros de cirurgia cardíaca do Brasil.

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