Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular

Publicações

Notícias e artigos sobre saúde, bem-estar, tratamentos cardiovasculares e medicina preventiva

Cirurgia de Bentall de Bono: O que é, como funciona e quem precisa desse procedimento.

Cirurgia de Bentall de Bono: O que é, como funciona e quem precisa desse procedimento.

Intervenção cirúrgica mais seguras e eficazes para tratar doenças na Aorta.

Cirurgia de Bentall de Bono é um procedimento cirúrgico complexo utilizado para tratar doenças na Aorta, especialmente Aneurismas e Dissecções Aórticas, que envolvam a Aorta Ascendente, em particular a Raiz Aórtica. Este procedimento foi criado em 1968 pelo cirurgião australiano Hugh Bentall e o cardiologista italiano Cesare Bono, e desde então tem sido considerado uma das intervenções cirúrgicas mais seguras e eficazes para tratar doenças na Aorta.

 

 

O que é a Cirurgia de Bentall de Bono?

 

A Cirurgia de Bentall de Bono é um procedimento cirúrgico complexo que envolve a substituição da Raiz da Aorta e da Válvula Aórtica por um enxerto artificial. Essa cirurgia é indicada para pacientes com Aneurismas Aórticos ou Dissecções Aórticas envolvendo a Raiz Aórtica, região entre o Anel Aórtico e a Junção Sinotubular, muito comum em pacientes com Marfan e outras doenças do colágeno, que são condições graves e potencialmente fatais se não tratadas.

 

O procedimento é realizado sob anestesia geral e envolve uma incisão mediana para acessar a Aorta. Em seguida, a Válvula Aórtica é removida e o tecido danificado da Raiz da Aorta é substituído por um enxerto artificial de poliéster cirúrgico, chamado Dacron. Em alguns casos, a cirurgia também pode envolver a substituição da Aorta Ascendente ou do Arco Aórtico.

 

A Cirurgia de Bentall de Bono é um procedimento complexo e leva de 4 a 5 horas para ser concluído. No entanto, graças aos avanços na tecnologia médica e na técnica cirúrgica, a cirurgia tornou-se mais segura e eficaz ao longo do tempo.

 

 

Quem precisa da Cirurgia de Bentall de Bono?

 

A Cirurgia de Bentall de Bono é indicada para pacientes com Aneurismas Aórticos ou Dissecções Aórticas que envolvam a Raiz Aórtica. O Aneurisma Aórtico é uma dilatação anormal na parede da Aorta que pode ocorrer em qualquer parte da Aorta, enquanto a Dissecção Aórtica é uma condição em que a camada interna da Aorta se separa da camada média e/ou externa.

 

Ambas as condições são graves e potencialmente fatais se não tratadas. A Cirurgia de Bentall de Bono é uma das opções de tratamento mais seguras e eficazes para essas condições, especialmente para pacientes com Aneurismas ou Dissecções aórticas que afetam a Raiz da Aorta.

 

No entanto, nem todos os pacientes com Aneurismas ou Dissecções Aórticas precisam da Cirurgia de Bentall de Bono. O tratamento depende do tamanho e localização do Aneurisma ou Dissecção, bem como da condição geral do paciente. Em alguns casos, a cirurgia pode não ser necessária, e outras opções de tratamento menos invasivas podem ser recomendadas.

 

 

Vantagens e desvantagens da Cirurgia de Bentall de Bono

 

A Cirurgia de Bentall de Bono é um procedimento complexo e invasivo, mas oferece várias vantagens em comparação com outros tratamentos disponíveis para doenças Aórticas.

 

Uma das principais vantagens da Cirurgia de Bentall de Bono é que ela oferece uma alta taxa de sucesso a longo prazo. Os pacientes que se submetem a esse procedimento geralmente experimentam uma melhoria significativa na qualidade de vida e uma redução no risco de complicações a longo prazo, como ruptura da Aorta ou Dissecção.

 

Além disso, a Cirurgia de Bentall de Bono permite a substituição simultânea da Raiz da Aorta e da Válvula Aórtica, o que pode ser particularmente benéfico para pacientes com doenças em ambas as estruturas. Isso reduz a necessidade de múltiplas cirurgias e pode melhorar os resultados a longo prazo.

 

A Cirurgia de Bentall de Bono é seguro, com taxas de sucesso acima de 93% mesmo em pacientes idosos, embora seja mais comumente realizada em pacientes jovens. A internação total dura entre 5 a 7 dias. E as complicações, como infecção, hemorragia e AVC, são incomuns. Dentro de dois meses o paciente já pode dirigir e dentro de três meses já pode fazer esporte com carga e intensidade, como a musculação e corrida.

 

 

Riscos e complicações associados à Cirurgia de Bentall de Bono

 

Como qualquer cirurgia, a Cirurgia de Bentall de Bono apresenta alguns riscos e complicações. Algumas das possíveis complicações incluem infecções, sangramento excessivo, danos aos tecidos circundantes, acidente vascular cerebral e falha do enxerto. A incidência dessas complicações é inferior a 7% e, portanto, 93% dos pacientes se recuperam bem e têm alta logo pra casa.

 

 

Conclusão

 

A Cirurgia de Bentall de Bono é um procedimento cirúrgico complexo e invasivo que é usado para tratar doenças na Aorta, como Aneurismas e Dissecções Aórticas da Aorta Ascendente e Raiz Aórtica. Embora apresente alguns riscos e complicações, a Cirurgia de Bentall de Bono é geralmente considerada uma das opções de tratamento mais seguras e eficazes para essas condições, especialmente para pacientes com doenças que afetam a Raiz da Aorta.

 

Se você acha que pode precisar da Cirurgia de Bentall de Bono, é importante discutir suas opções de tratamento com um médico experiente. Eles podem ajudá-lo a entender os riscos e benefícios do procedimento e ajudá-lo a decidir se é a melhor opção para você.

"O conteúdo disponível neste website tem caráter estritamente educativo e informativo. Seus artigos, matérias e notícias visam fornecer informações que possam auxiliar no esclarecimento de dúvidas em relação às medidas preventivas para saúde, exames diagnósticos, tratamentos e a problemas diversos relacionados com a saúde. Não é finalidade deste website, representando o médico Dr. Rodrigo Pereira Paez, a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico. Os conteúdos aqui apresentados não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, psicólogos e nutricionistas ou outros especialistas. Consulte sempre o seu médico. As imagens fotográficas das publicações, artigos, matérias ou notícias são meramente ilustrativas."

Rodrigo Paez

Rodrigo Paez

Formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - Escola Paulista de Medicina e especialista em Cirurgia Cardíaca, Cardiovascular, Endovascular e Marcapassos. Adepto da cirurgia cardíaca minimamente invasiva é pesquisador do estudo multicêntrico Bypass, que reune os melhores centros de cirurgia cardíaca do Brasil.