Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular

Publicações

Notícias e artigos sobre saúde, bem-estar, tratamentos cardiovasculares e medicina preventiva
Você sabe qual é a frequência cardíaca ideal para a sua idade?

Você sabe qual é a frequência cardíaca ideal para a sua idade?

Parâmetro relevante de boa saúde, sua frequência cardíaca indica quantas vezes seu coração bate por minuto.

Seu ritmo cardíaco é uma medida de quão rápido seu coração bate e é também um importante indicador de boa saúde. Seu médico sempre fará questão de medir seu ritmo cardíaco sempre que você o visitar para seu exame de saúde de rotina ou qualquer problema relacionado à saúde.

 

Enquanto a frequência cardíaca é rotineiramente examinada por seu médico, você também pode medir sua frequência cardíaca. Com a ajuda de seu dedo médio e dedo indicador, você tem que primeiro tentar sentir e localizar seu pulso em qualquer um dos seguintes lugares:

 

    • Pulso;

    • O lado interno do seu cotovelo;

    • A base do dedo do pé;

    • O lado do seu pescoço.

 

O pulso é o lugar mais comumente usado e conveniente para verificar seu ritmo cardíaco. Uma vez localizado o pulso, você tem que pressioná-lo suavemente por 60 segundos e contar as batidas. É assim que você conhecerá seu batimento cardíaco, que estará em batidas por minuto.

 

Qual deveria ser meu ritmo cardíaco?

 

Segundo a Associação Americana do Coração (AHA), se você for adulto, seu ritmo cardíaco deve estar na faixa de 60 a 100 batimentos por minuto. E se sua idade estiver entre 6 e 15 anos, seu ritmo cardíaco deve estar entre 70 e 100 batimentos por minuto.

 

O que é um bom ritmo cardíaco para a minha idade?

 

Um bom ritmo cardíaco difere de indivíduo para indivíduo, e depende de sua idade e do tipo de trabalho físico que você faz.

 

A tabela abaixo mostra os batimentos cardíacos normais por idade.

 

Faixa etária aproximada Frequência cardíaca (batimentos por minuto)
Recém-nascido 100-160
0-5 meses 90-150
6-12 meses 80-140
1-3 anos 80-130
3-5 anos 80-120
6 a 10 anos 70-110
11-14 anos 60-105
15 anos ou mais 60-100

 

Entretanto, um ritmo cardíaco inferior a 60 por minuto não significa necessariamente que seja anormal. Se você é um atleta ou alguém que está envolvido em atividade física moderada a vigorosa, você pode ter seu batimento cardíaco entre 40 e 60 por minuto.

 

Quando devo me preocupar com meu ritmo cardíaco?

 

Antes de se preocupar com seu ritmo cardíaco, é importante saber as coisas que podem aumentar ou diminuir seu ritmo cardíaco.

 

Seu batimento cardíaco pode acelerar:

 

    • Logo depois de consumir café ou fumar;

    • Sempre que você se sente assustado, ansioso ou estressado;

    • Se o clima for quente e úmido;

    • Se você for obeso;

    • Se você estiver tomando certos remédios como descongestionantes;

    • Se você se entrega ao ato de beber uma grande quantidade de álcool de uma só vez.

 

Condições de saúde que podem aumentar seu ritmo cardíaco e que podem ser melhoradas com tratamento:

 

    • Um distúrbio da tireóide como o hipertireoidismo;

    • Baixo nível de hemoglobina no sangue (anemia).

 

Algumas condições como taquicardia supraventricular (SVT) podem causar um aumento súbito no ritmo cardíaco em repouso. Esta é uma emergência médica e precisa de atenção médica imediata. Esta condição pode levar à morte súbita.

 

Consumir grandes quantidades de álcool freqüentemente pode levar a uma freqüência cardíaca rápida e irregular (fibrilação atrial). Isto novamente é uma emergência médica.

 

Uma freqüência cardíaca elevada e persistente também pode significar que o músculo cardíaco está enfraquecido, o que o força a bombear com mais força para fornecer a mesma quantidade de sangue.

 

Você pode ter um ritmo cardíaco em repouso mais baixo devido a:

 

    • Exercitando-se regularmente;

    • Baixos níveis de hormônios da tireóide no corpo (hipotireoidismo);

    • Alguns medicamentos como beta-bloqueadores, que são usados para tratar a hipertensão e a ansiedade.

 

Você também deve se preocupar com seu ritmo cardíaco se notar seu coração bater em um ritmo irregular com frequência. Esta pode ser uma condição grave conhecida como arritmia, para a qual você deve consultar seu médico imediatamente.

 

 

Fonte: OPAS. "O que é uma boa frequência cardíaca para a minha idade?". Conteúdo Editado. Autorizado sob licença CC BY-ND 3.0 BR.

"O conteúdo disponível neste website tem caráter estritamente educativo e informativo. Seus artigos, matérias e notícias visam fornecer informações que possam auxiliar no esclarecimento de dúvidas em relação às medidas preventivas para saúde, exames diagnósticos, tratamentos e a problemas diversos relacionados com a saúde. Não é finalidade deste website, representando o médico Dr. Rodrigo Pereira Paez, a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico. Os conteúdos aqui apresentados não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, psicólogos e nutricionistas ou outros especialistas. Consulte sempre o seu médico. As imagens fotográficas das publicações, artigos, matérias ou notícias são meramente ilustrativas."

Rodrigo Paez
Rodrigo Paez

Formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - Escola Paulista de Medicina e especialista em Cirurgia Cardíaca, Cardiovascular, Endovascular e Marcapassos. Adepto da cirurgia cardíaca minimamente invasiva é pesquisador do estudo multicêntrico Bypass, que reune os melhores centros de cirurgia cardíaca do Brasil.

  • Compartilhe este post