Você sabia que nascer com apenas duas cúspides na válvula aórtica (Válvula Aórtica Bicúspide) pode aumentar o risco de desenvolver um Aneurisma da Aorta Ascendente? Essa dilatação anormal da aorta, pode trazer sérios riscos à saúde se não for acompanhada de perto.
A Válvula Aórtica Bicúspide é uma condição congênita do coração, presente desde o nascimento, na qual a válvula aórtica possui apenas duas cúspides (folhetos) em vez das três normais.
A válvula aórtica é responsável por controlar o fluxo sanguíneo do ventrículo esquerdo para a aorta, a maior artéria do corpo. Quando a válvula é bicúspide, ela pode funcionar de forma anormal, levando a duas complicações principais: Estenose Aórtica ou Regurgitação aórtica.
Um Aneurisma da Aorta Ascendente é uma dilatação anormal da parte superior da aorta, a maior artéria do corpo humano. A aorta leva sangue oxigenado do coração para o resto do corpo.
Qual a relação entre a Válvula Aórtica Bicúspide e o Aneurisma da Aorta Ascendente? Pessoas com Válvula Aórtica Bicúspide têm um risco maior de desenvolver Aneurisma da Aorta Ascendente. Isso porque a válvula anormal pode gerar alterações no fluxo sanguíneo, pressionando a parede da aorta e aumentando as chances de dilatação.
A cirurgia mais comumente realizada é o Bentall de Bono, que troca a válvula aórtica por uma prótese juntamente com a aorta ascendente por um tubo de Dacron.
O acompanhamento com Ecocardiograma pode apontar o momento de se trocar a válvula. A aorta ascendente também é bem avaliada por Ecocardiograma. Uma Angiotomografia ou Angioressonância pode dar mais detalhes da dilatação da aorta ascendente.
O importante é se manter acompanhado por um cardiologista experiente, que poderá avaliar o seu caso e indicar o tratamento mais adequado.
Foto e Vídeo: Reprodução/Divulgação Instagram Otaviano Costa.
Consulte o médico regularmente. Exames médicos de rotina ajudam a identificar problemas cardíacos precocemente.
Para mais orientações sobre este assunto, conte comigo!