Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular

Publicações

Notícias e artigos sobre saúde, bem-estar, tratamentos cardiovasculares e medicina preventiva

Você sabe para que serve e como é feito o exame Holter de 24 horas?

Você sabe para que serve e como é feito o exame Holter de 24 horas?

Exame muito eficaz na investigação da saúde do coração e detecção de eventuais anormalidades.

O holter utiliza um pequeno aparelho gravador portátil que registra continuamente a atividade elétrica do coração, por meio do registro do eletrocardiograma. Nele são analisados apenas três canais do eletrocardiograma, continuamente sem que a pessoa precise alterar sua rotina.

 

Para a monitorização dos três canais são necessários quatro eletrodos posicionados no tórax. Seu período estendido de gravação é muitas vezes útil para observar arritmias ocasionais que com o curto tempo de registro do eletrocardiograma não são observadas.

 

As indicações para o exame são diversas e incluem: desmaios, palpitações, tonturas, suspeita de fibrilação atrial, controle após uso de medicações que afetem o sistema elétrico cardíaco, etc.

 

Não há contraindicação para o exame, porém lesões na pele do tórax ou alergias podem dificultar o procedimento devido à necessidade de permanecer 24 horas com os eletrodos na região torácica.

 

Indicações

 

    • Avaliar as variações do ritmo e da frequência cardíaca que ocorrem ao longo das 24 horas, denominadas “variações circadianas espontâneas”;

    • Avaliação de sintomas muito frequentes que ocorrem de forma paroxística, ou seja, que aparecem e desaparecem de forma inesperada;

    • Avaliar o risco dos eventos arrítmicos (arritmias) por meio da análise da modulação do controle do sistema nervoso autônomo sobre o coração (“variabilidade RR”).

 

Contraindicações

 

    • Não há.

 

Preparo

 

    • Tomar banho antes de realiza o exame;

    • Não usar cremes na pele do tórax antes do procedimento;

    • É fundamental, em caso de pacientes portadores de marca-passo, trazer a carteirinha de identificação do aparelho para cópia das informações. A falta destas informações prejudica e até impede a análise e a interpretação do exame.

 

Como é feito

 

    • Os quatro eletrodos de contato são aderidos ao tórax do paciente e conectados ao gravador por meio de cabos, e o monitor é afixado à cintura do paciente.

 

Orientações durante o período que permanece com o holter

 

    • Não deitar sobre colchões ou travesseiros magnéticos, pois os mesmos emitem ondas energéticas que dão interferência, impedindo a gravação da atividade elétrica do coração.

    • Liberada a utilização de telefones celulares, micro-ondas e todos os equipamentos eletrodomésticos.

 

Orientação após a retirada do Holter

 

    • Utilizar creme hidratante após o banho.

    • Não expor ao sol a pele do tórax onde estavam os eletrodos durante três a cinco dias.

 

Limitações

 

    • Como permanece por apenas 24 horas com o paciente, a chance da ocorrência de sintomas durante a monitorização é menor que a do sistema de monitorização de eventos, que permanece vários dias com o paciente.​​​

 

 

Fonte: Hospital Israelita Albert Einstein. "Holter de 24 horas". Texto Editado. Autorizado sob licença CC BY-ND 3.0 BR.

"O conteúdo disponível neste website tem caráter estritamente educativo e informativo. Seus artigos, matérias e notícias visam fornecer informações que possam auxiliar no esclarecimento de dúvidas em relação às medidas preventivas para saúde, exames diagnósticos, tratamentos e a problemas diversos relacionados com a saúde. Não é finalidade deste website, representando o médico Dr. Rodrigo Pereira Paez, a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico. Os conteúdos aqui apresentados não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, psicólogos e nutricionistas ou outros especialistas. Consulte sempre o seu médico. As imagens fotográficas das publicações, artigos, matérias ou notícias são meramente ilustrativas."

Rodrigo Paez

Rodrigo Paez

Formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - Escola Paulista de Medicina e especialista em Cirurgia Cardíaca, Cardiovascular, Endovascular e Marcapassos. Adepto da cirurgia cardíaca minimamente invasiva é pesquisador do estudo multicêntrico Bypass, que reune os melhores centros de cirurgia cardíaca do Brasil.