Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular

Publicações

Notícias e artigos sobre saúde, bem-estar, tratamentos cardiovasculares e medicina preventiva
Uma visão geral sobre o nosso Sistema Cardiovascular.
Uma visão geral sobre o nosso Sistema Cardiovascular.

A função básica do Sistema Cardiovascular é transportar material nutritivo e oxigênio às células de todo o corpo.

A principal função do sistema cardiovascular é levar nutrientes e oxigênio para as células e retirar resíduos do metabolismo celular.

 

O sistema cardiovascular que inclui o coração e vasos sanguíneos é responsável por levar o sangue rico em oxigênio e pobre em gás carbônico para todo o corpo, sendo também responsável por levar o sangue rico em gás carbônico e pobre em oxigênio para os pulmões, onde haverá a troca gasosa e o sangue ficará novamente rico em oxigênio.

 

Anatomia do sistema cardiovascular

 

De acordo com a anatomia do sistema cardiovascular, o coração é um músculo oco, localizado no centro do tórax, que funciona como uma bomba. Ele é dividido em quatro câmaras:

 

    • Dois átrios: é por onde o sangue chega no coração vindo do pulmão através do átrio esquerdo ou vindo do corpo através do átrio direito;

    • Dois ventrículos: a partir daí o sangue vai para o pulmão ou para o do corpo sendo ejetado respectivamente pelo ventrículo direito e ventrículo esquerdo.

 

O lado direito do coração recebe o sangue rico em gás carbônico e o leva para os pulmões, onde ele recebe oxigênio. Dos pulmões, o sangue segue para o átrio esquerdo e desse, para o ventrículo esquerdo, de onde sai a artéria aorta, que leva o sangue rico em oxigênio e nutrientes para todo corpo.

 

Para assegurar que o sangue flua numa só direção, os coração possui 4 válvulas, que incluem a válvula pulmonar, a tricúspide, a aórtica e a mitral. Para circular por todo o corpo, o sangue flui dentro de vasos sanguíneos, que podem ser classificados como sendo:

 

    • Artérias: são fortes e flexíveis, transportam o sangue do coração e suportam pressões sanguíneas elevadas. Sua elasticidade ajuda na manutenção da pressão arterial durantes os batimentos cardíacos;

    • Artérias menores e arteríolas: possuem paredes musculares que ajustam seu diâmetro a fim de aumentar ou diminuir o fluxo sanguíneo em uma determinada área;

    • Capilares: são vasos sanguíneos pequenos e de paredes extremamente finas, que atuam como pontes entre artérias. Estes permitem que o oxigênio e os nutrientes passem do sangue para os tecidos e que os resíduos metabólicos passem dos tecidos para o sangue;

    • Veias: transportam o sangue de volta para o coração.

 

Todo o funcionamento do sistema cardiovascular está baseado no batimento do coração, onde os átrios e ventrículos do coração relaxam e se contraem formando um ciclo que garantirá toda a circulação do organismo.

 

Fisiologia do sistema cardiovascular

 

O sistema cardiovascular pode ser dividido em duas partes:

 

    • Circulação pulmonar ou pequena circulação: leva o sangue do coração aos pulmões e dos pulmões de volta ao coração;

    • Circulação sistêmica ou grande circulação: leva o sangue do coração para todos os tecidos do organismo através da artéria aorta.

 

A fisiologia do sistema cardiovascular é composta por diversas etapas, que incluem:

 

    • O sangue vindo do corpo, pobre em oxigênio e rico em gás carbônico flui através das veias cavas até o átrio direito;

    • Ao encher, o átrio direito envia o sangue até o ventrículo direito;

    • Quando o ventrículo direito fica cheio, ele bombeia o sangue através da válvula pulmonar até as artérias pulmonares, que vão suprir os pulmões;

    • O sangue flui para os capilares nos pulmões, absorvendo o oxigênio e eliminando gás carbônico;

    • O sangue rico em oxigênio, flui através das veias pulmonares até o átrio esquerdo no coração;

    • Ao encher, o átrio esquerdo envia o sangue rico em oxigênio até o ventrículo esquerdo;

    • Quando o ventrículo esquerdo fica cheio, ele bombeia o sangue através da válvula aórtica até a aorta;

    • Esse sangue, rico em oxigênio, irriga todo o organismo, exceto os pulmões.

 

Todo esse sistema é denominado de circulação pulmonar e circulação sistêmica.

 

Doenças do sistema cardiovascular

 

Existem diversas doenças que podem afetar o sistema cardiovascular, que incluem:

 

    • Angina de peito: dor forte no peito que geralmente aparece ao realizar esforços, e alivia com o repouso;

    • Infarto: dor intensa no peito causada pela falta de sangue no coração, que pode levar a morte;

    • Arritmia cardíaca: batimentos cardíacos irregulares, que podem provocar palpitações e falta de ar;

    • Insuficiência cardíaca: quando o coração não consegue bombear sangue suficiente para satisfazer as necessidades do organismo, provocando falta de ar e inchaço nos tornozelos;

    • Doença cardíaca congênita: malformações cardíacas que estão presentes à nascença, como um sopro no coração;

    • Miocardiopatia: doença que afeta principalmente o músculo do coração;

    • Valvulopatia: doenças que afetam alguma das 4 válvulas que controlam o fluxo sanguíneo no coração;

    • Acidente vascular cerebral ou derrame: causado por entupimento ou rompimento dos vasos sanguíneos no cérebro. Além disso o AVC pode ter como consequência a perda de movimentos, problemas na fala e visão.

 

As doenças do sistema cardiovascular, especialmente as doenças coronarianas e acidentes vasculares cerebrais, são as principais causas de morte em todo o mundo. Os avanços na medicina tem ajudado a reduzir esses números, porém o melhor tratamento continua sendo a prevenção.

 

Assim, a principal função do sistema cardiovascular é levar nutrientes e oxigênio para as células e retirar resíduos do metabolismo celular. As artérias saem do coração com sangue rico em oxigênio e nutrientes, enquanto que as veias chegam no coração com o sangue rico em gás carbônico e resíduos metabólicos, exceto as veias pulmonares que trazem o sangue rico em oxigênio, proveniente dos pulmões.

 

 

Fonte: TUA SAÚDE, 2018. "Guia Completo Sobre o Sistema Cardiovascular"

"O conteúdo disponível neste website tem caráter estritamente educativo e informativo. Seus artigos, matérias e notícias visam fornecer informações que possam auxiliar no esclarecimento de dúvidas em relação às medidas preventivas para saúde, exames diagnósticos, tratamentos e a problemas diversos relacionados com a saúde. Não é finalidade deste website, representando o médico Dr. Rodrigo Pereira Paez, a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico. Os conteúdos aqui apresentados não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, psicólogos e nutricionistas ou outros especialistas. Consulte sempre o seu médico. As imagens fotográficas das publicações, artigos, matérias ou notícias são meramente ilustrativas."

Rodrigo Paez
Rodrigo Paez

Formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - Escola Paulista de Medicina e especialista em Cirurgia Cardíaca, Cardiovascular, Endovascular e Marcapassos. Adepto da cirurgia cardíaca minimamente invasiva é pesquisador do estudo multicêntrico Bypass, que reune os melhores centros de cirurgia cardíaca do Brasil.

  • Compartilhe este post