Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular

Publicações

Notícias e artigos sobre saúde, bem-estar, tratamentos cardiovasculares e medicina preventiva
Saiba mais sobre Ecocardiografia sob estresse físico.
Saiba mais sobre Ecocardiografia sob estresse físico.

Exame não invasivo que permite detectar alterações isquêmicas.

ecocardiografia ou ecocardiograma sob estresse físico é um exame de ultrassom do coração que possibilita visualizar a contração do coração em repouso e após teste de esforço máximo, realizado em esteira ou bicicleta ergométrica.

 

Como é feito

 

Inicialmente, é realizado um ecocardiograma convencional em repouso. A seguir, é feito o teste ergométrico que é interrompido quando o indivíduo atinge o esforço máximo ou há indicação médica para a interrupção do mesmo. Imediatamente, realiza-se outro ecocardiograma em repouso para se avaliar a contratilidade global e segmentar do músculo cardíaco.

 

O Ecocardiograma Sob Estresse Físico é uma modalidade de exame ecocardiográfico amplamente utilizada para investigação diagnóstica de isquemia miocárdica. Ao contrário e em vantagem em relação à Cintilografia e ao Eco Sob Estresse Farmacológico, permite avaliação mais fisiológica, correspondente à atividade física habitual do indivíduo. Limitações técnicas que diminuíam seu uso mais frequente foram suplantadas com o advento do Cicloergômetro (Ciclo Maca) - maca com pedal e rotação lateral, que permite ao ecocardiografista obter imagens cardíacas de melhor qualidade e simultâneas ao exercício. Enquanto o cliente pedala em posição semissentada, o médico monitora a imagem cardíaca e correlaciona o nível de esforço com parâmetros ecocardiográficos tanto de isquemia como de gradientes e disfunção valvar. É uma ótima opção para avaliação de dor ou dispneia relacionados ao esforço físico, não necessitando nem de punção venosa nem administração de drogas.

 

Indicações

 

Em casos de suspeita de doença arterial coronária - obstruções das artérias coronárias, responsáveis pela irrigação do músculo do coração.

 

Para avaliação de pacientes submetidos à cirurgia de revascularização miocárdica (ponte de safena ou mamária etc.) ou angioplastia coronária com ou sem colocação de stent.

 

Adicionalmente, o ecocardiograma sob estresse na ciclomaca também pode ser utilizado para uma melhor avaliação de valvas cardíacas nativas ou próteses valvares.

 

Contraindicação

 

O exame está contraindicado nas seguintes situações:

 

Na fase aguda de síndromes coronárias (IAM e angina instável).

 

Limitações

 

Indivíduos com limitação ou impossibilidade de realização do esforço físico em esteira ou bicicleta. A avaliação não é conclusiva quando não se atinge a frequência cardíaca submáxima esperada e não ocorrem sinais de isquemia.

 

Preparo

 

    • Após o banho, no dia do exame, não utilizar cremes, pomadas ou gel;

    • Não fumar 2 horas antes e 1 hora após o exame;

    • Dieta normal 2 horas antes ou dieta leve 1 h antes do exame (o paciente não deve fazer o exame em jejum);

    • A suspensão de medicação em uso fica a critério do médico assistente e na dependência dos objetivos do exame;

    • Quando se objetiva o diagnóstico de doença arterial coronária, caso seja possível, a recomendação é realizar o exame sem os remédios que possam mascarar as manifestações isquêmicas, como betabloqueadores, inibidores dos canais de cálcio e vasodilatadores coronarianos;

    • Recomenda-se não realizar a Ecocardiografia sob Estresse Físico no mesmo dia da Endoscopia Digestiva e/ou Colonoscopia;

    • Recomenda-se ao paciente que venha vestido com roupa confortável (agasalho/tênis).

 

Complicações ou efeitos adversos

 

O risco de complicações graves como infarto, arritmias e parada cardíaca é muito baixo e menor que 1 para cerca de 20.000 procedimentos.

 

 

Fonte: Hospital Israelita Albert Einstein. "Ecocardiografia sob estresse físico". Autorizado sob licença CC BY-ND 3.0 BR.

"O conteúdo disponível neste website tem caráter estritamente educativo e informativo. Seus artigos, matérias e notícias visam fornecer informações que possam auxiliar no esclarecimento de dúvidas em relação às medidas preventivas para saúde, exames diagnósticos, tratamentos e a problemas diversos relacionados com a saúde. Não é finalidade deste website, representando o médico Dr. Rodrigo Pereira Paez, a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico. Os conteúdos aqui apresentados não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, psicólogos e nutricionistas ou outros especialistas. Consulte sempre o seu médico. As imagens fotográficas das publicações, artigos, matérias ou notícias são meramente ilustrativas."

Rodrigo Paez
Rodrigo Paez

Formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - Escola Paulista de Medicina e especialista em Cirurgia Cardíaca, Cardiovascular, Endovascular e Marcapassos. Adepto da cirurgia cardíaca minimamente invasiva é pesquisador do estudo multicêntrico Bypass, que reune os melhores centros de cirurgia cardíaca do Brasil.

  • Compartilhe este post