Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular

Publicações

Notícias e artigos sobre saúde, bem-estar, tratamentos cardiovasculares e medicina preventiva
Quais são os tratamentos para o aneurisma da aorta?
Quais são os tratamentos para o aneurisma da aorta?

O tratamento para aneurismas na aorta varia conforme a gravidade, do local onde está e de outras doenças que a pessoa pode ter.

O tratamento para aneurismas na aorta varia de acordo com a gravidade do aneurisma, da região onde ele está e de outras doenças que a pessoa pode ter, como hipertensão arterial, diabetes, insuficiência cardíaca, doença pulmonar obstrutiva crônica e doença vascular periférica. Muitas vezes é necessário primeiro tratar essas doenças associadas para se ter maior chance de curar o aneurisma. Normalmente também é necessário fazer cirurgia, como a ponte de safena, quando não há sangue suficiente chegando no coração.

 

Tratamento de aneurismas da aorta torácica

 

O tratamento de aneurismas da aorta torácica pode ser feito de duas formas:

 

    • Em aneurismas menores que 5 cm e sem a presença de sintomas: acompanhamento clínico com realização de exames regularmente;

    • Aneurismas maiores que 6 cm, pessoas que apresentam sintomas ou quando se observa aumento progressivo do aneurisma: cirurgia.

 

Os aneurismas da aorta torácica são relativamente raros e geralmente a pessoa não apresenta sintomas. A cirurgia é realizada com o objetivo de retirar a parte da aorta que apresenta o aneurisma, sendo necessário em alguns casos a colocação de um tubo para substituir o vaso sanguíneo.

 

Tratamento de aneurismas da aorta abdominal

 

O tratamento de aneurismas da aorta abdominal pode ser realizado de duas formas, dependendo das características de cada paciente, como idade e doenças associadas:

 

    • Cirurgia: retira-se a parte da aorta que apresenta o aneurisma e coloca-se no seu lugar um tubo para substituir a parte da aorta que foi retirada;

    • Tratamento endovascular: o tubo que irá substituir a parte da aorta com o aneurisma é colocado através de uma abertura feita na artéria femoral, que está localizada na coxa.

 

Os aneurismas da aorta abdominal geralmente são consequência da aterosclerose e a hipertensão arterial favorece o seu aparecimento. Na maioria dos casos o aneurisma se localiza abaixo das artérias renais, sendo chamado de aneurisma da aorta infra-renal.

 

Complicações que podem ocorrer com a cirurgia

 

As complicações que podem ocorrer durante a cirurgia ou no pós-operatório são:

 

    • Hemorragias;

    • Isquemia miocárdica: sangue insuficiente que chega ao coração;

    • Lesão de órgãos abdominais;

    • Isquemia do cólon sigmóide: sangue insuficiente que chega em uma região do intestino grosso;

    • Isquemia de membros inferiores: sangue insuficiente que chega nas pernas;

    • Impotência sexual;

    • Paraplegia.

 

Nos dias seguintes à cirurgia, enquanto a pessoa ainda está internada, também podem ocorrer complicações como infarto, pneumonia e insuficiência renal. As complicações tardias podem ser:

 

    • Infecção do tubo usado para substituir a parte da aorta que tinha o aneurisma;

    • Trombose, que é a formação de coágulos de sangue dentro dos vasos;

    • Formação de outros aneurismas em locais diferentes.

 

Dependendo da idade do paciente e da presença de outras doenças, pode ser necessário fazer cirurgia de ponte safena antes da correção do aneurisma.

 

O que pode acontecer se não tratar o aneurisma

 

Quando não tratados os aneurismas da aorta tendem a aumentar de tamanho e se romper, causando grave hemorragia interna e aumento do risco de morte. Outras complicações podem ser a trombose e a embolia, que é quando um coágulo de sangue entope algum vaso. Se esse entupimento ocorrer em um vaso do cérebro, por exemplo, pode causar o AVC. O prognóstico é melhor em pessoas que não apresentam sintomas, mas mesmo assim a taxa de mortalidade é elevada nesta doença.

 

Como prevenir os aneurismas da aorta

 

A melhor forma de prevenir os aneurismas é o controle das doenças associadas, como aterosclerose, doença arterial periférica, hipertensão e doença obstrutiva crônica. Assim, a pessoa deve fazer tratamento e dieta para o controle do colesterol e da hipertensão, fazer atividade física regularmente, evitar bebidas alcoólicas e parar de fumar.

 

 

Fonte: Tua saúde. "Tratamento para aneurisma da aorta". Autorizado sob licença CC BY-ND 3.0 BR.

"O conteúdo disponível neste website tem caráter estritamente educativo e informativo. Seus artigos, matérias e notícias visam fornecer informações que possam auxiliar no esclarecimento de dúvidas em relação às medidas preventivas para saúde, exames diagnósticos, tratamentos e a problemas diversos relacionados com a saúde. Não é finalidade deste website, representando o médico Dr. Rodrigo Pereira Paez, a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico. Os conteúdos aqui apresentados não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, psicólogos e nutricionistas ou outros especialistas. Consulte sempre o seu médico. As imagens fotográficas das publicações, artigos, matérias ou notícias são meramente ilustrativas."

Rodrigo Paez
Rodrigo Paez

Formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - Escola Paulista de Medicina e especialista em Cirurgia Cardíaca, Cardiovascular, Endovascular e Marcapassos. Adepto da cirurgia cardíaca minimamente invasiva é pesquisador do estudo multicêntrico Bypass, que reune os melhores centros de cirurgia cardíaca do Brasil.

  • Compartilhe este post