Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular

Publicações

Notícias e artigos sobre saúde, bem-estar, tratamentos cardiovasculares e medicina preventiva
Os perigos dos Coágulos Sanguineos.
Os perigos dos Coágulos Sanguineos.

Um coágulo de sangue é uma massa de sangue que mudou do estado líquido para um estado gelatinoso ou semissólido.

Um coágulo de sangue é um aglomerado de sangue que mudou de um líquido para um estado semelhante a gel ou semi-sólido. A coagulação é um processo necessário que pode impedir que você perca muito sangue em certos casos, como quando você está ferido ou cortado.

 

Quando um coágulo se forma dentro de uma de suas veias, nem sempre se dissolverá por conta própria. Esta pode ser uma situação muito perigosa e até mesmo fatal.

 

Um coágulo sanguíneo imóvel geralmente não vai prejudicá-lo, mas há uma chance de que ele possa se mover e se tornar perigoso. Se um coágulo sanguíneo se libertar e viajar pelas suas veias para o coração e os pulmões, pode ficar preso e impedir o fluxo sanguíneo. Isto é uma emergência médica.

 

Você deve chamar seu médico imediatamente se você acha que pode ter um coágulo de sangue. Um profissional de saúde poderá analisar seus sintomas e histórico médico e informá-lo sobre os passos a seguir.

 

Tipos de Coágulos Sanguíneos

 

Seu sistema circulatório é composto de vasos chamados veias e artérias, que transportam o sangue por todo o corpo. Coágulos de sangue podem se formar nas veias ou artérias.

 

Quando um coágulo de sangue ocorre em uma artéria, é chamado de coágulo arterial. Este tipo de coágulo causa sintomas imediatamente e requer tratamento de emergência. Os sintomas de um coágulo arterial incluem dor intensa, paralisia de partes do corpo ou ambos. Pode levar a um ataque cardíaco ou derrame.

 

Um coágulo de sangue que ocorre em uma veia é chamado de coágulo venoso. Esses tipos de coágulos podem se acumular mais lentamente ao longo do tempo, mas ainda podem ser fatais. O tipo mais grave de coágulo venoso é chamado de trombose venosa profunda.

 

Trombose venosa profunda

 

Trombose venosa profunda (TVP) é o nome para quando um coágulo se forma em uma das principais veias do interior do corpo. É mais comum que isso aconteça em uma de suas pernas, mas também pode acontecer em seus braços, pelve, pulmões ou até mesmo no cérebro.

 

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) estimam que a TVP, juntamente com a embolia pulmonar (um tipo de coágulo venoso que afeta os pulmões), afeta até 900.000 americanos a cada ano. Esses tipos de coágulos sanguíneos matam aproximadamente 100.000 americanos anualmente.

 

Não há como saber se você tem um coágulo de sangue sem orientação médica. Se você conhece os sintomas e fatores de risco mais comuns, pode se dar a melhor chance de saber quando procurar uma opção especializada.

 

É possível ter um coágulo sanguíneo sem sintomas evidentes. Quando os sintomas aparecem, alguns deles são os mesmos que os sintomas de outras doenças. Aqui estão os primeiros sinais e sintomas de alerta de um coágulo de sangue na perna ou braço, coração, abdômen, cérebro e pulmões.

 

Coágulo de Sangue na Perna ou no Braço

 

O local mais comum de ocorrência de um coágulo sanguíneo está na parte inferior da perna.

 

Um coágulo de sangue na perna ou no braço pode ter vários sintomas, incluindo:

    • inchaço;

    • dor;

    • uma sensação de calor;

    • descoloração avermelhada.

 

Seus sintomas vão depender do tamanho do coágulo. É por isso que você pode não ter nenhum sintoma ou pode ter apenas um inchaço menor da panturrilha sem muita dor. Se o coágulo for grande, toda a perna pode ficar inchada com muita dor.

 

Não é comum ter coágulos sanguíneos nas duas pernas ou nos braços ao mesmo tempo. Suas chances de ter um coágulo sanguíneo aumentam se seus sintomas forem isolados em uma perna ou um braço.

 

Coágulo de Sangue no Coração ou Ataque Cardíaco

 

Um coágulo de sangue no coração causa um ataque cardíaco. O coração é um local menos comum para um coágulo sanguíneo, mas ainda pode acontecer. Um coágulo de sangue no coração pode causar dor ou sensação de peso no peito. Tontura e falta de ar são outros potenciais sintomas de coágulo de sangue.

 

Coágulo de sangue no abdômen

 

A dor abdominal intensa e o inchaço podem ser sintomas de um coágulo sanguíneo em algum ponto do abdômen. Estes também podem ser sintomas de um vírus do estômago ou intoxicação alimentar.

 

Coágulo Sanguíneo no Cérebro ou Acidente Vascular Cerebral

 

Um coágulo de sangue no cérebro também é conhecido como um derrame. Um coágulo de sangue no cérebro pode causar uma dor de cabeça súbita e grave, juntamente com alguns outros sintomas, incluindo dificuldade súbita de falar ou ver.

 

Coágulo Sanguíneo nos Pulmões ou Embolia Pulmonar

 

Um coágulo sanguíneo que viaja para os pulmões é chamado de embolia pulmonar (EP) . Os sintomas que podem ser um sinal de EP são:

 

    • súbita falta de ar que não é causada pelo exercício;

    • dor no peito;

    • palpitações ou ritmo cardíaco acelerado;

    • problemas respiratórios;

    • tossindo sangue.

 

Quais são os Fatores de Risco do Coágulo de Sangue?

 

Certos fatores de risco aumentam suas chances de ter um coágulo sanguíneo. Uma internação recente, especialmente uma longa ou relacionada a uma grande cirurgia, aumenta o risco de um coágulo sanguíneo.

 

Fatores comuns que podem colocá-lo em risco moderado de coágulo sanguíneo incluem:

 

    • idade, especialmente se você tem mais de 65 anos;

    • longas viagens, como qualquer viagem que tenha feito você ficar sentado por mais de quatro horas de cada vez;

    • repouso ou sedentarismo por longos períodos de tempo;

    • obesidade;

    • gravidez;

    • uma história familiar de coágulos sanguíneos;

    • fumar;

    • câncer;

    • certas pílulas anticoncepcionais.

 

Quando Chamar um Médico

 

Diagnosticar um coágulo sanguíneo apenas pelos sintomas é muito difícil. Quase 50% das pessoas com TVP não apresentam sintomas. É por isso que é melhor ligar para o seu médico se você acha que pode ter um.

 

Os sintomas que surgem do nada são especialmente preocupantes. Ligue para os serviços de emergência locais imediatamente se você tiver uma das seguintes situações:

 

    • súbita falta de ar;

    • pressão no peito;

    • dificuldade em respirar, ver ou falar.

 

Seu médico ou outro profissional de saúde poderá dizer se há motivos para preocupação e pode enviar mais testes para determinar a causa exata. Em muitos casos, o primeiro passo será um ultra-som não invasivo. Este teste mostrará uma imagem de suas veias ou artérias, o que pode ajudar seu médico a fazer um diagnóstico.

 

 

Fonte: OPAS, 2019. "Coágulo de Sangue: Sintomas, Tratamentos e Causas".

"O conteúdo disponível neste website tem caráter estritamente educativo e informativo. Seus artigos, matérias e notícias visam fornecer informações que possam auxiliar no esclarecimento de dúvidas em relação às medidas preventivas para saúde, exames diagnósticos, tratamentos e a problemas diversos relacionados com a saúde. Não é finalidade deste website, representando o médico Dr. Rodrigo Pereira Paez, a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico. Os conteúdos aqui apresentados não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, psicólogos e nutricionistas ou outros especialistas. Consulte sempre o seu médico. As imagens fotográficas das publicações, artigos, matérias ou notícias são meramente ilustrativas."

Rodrigo Paez
Rodrigo Paez

Formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - Escola Paulista de Medicina e especialista em Cirurgia Cardíaca, Cardiovascular, Endovascular e Marcapassos. Adepto da cirurgia cardíaca minimamente invasiva é pesquisador do estudo multicêntrico Bypass, que reune os melhores centros de cirurgia cardíaca do Brasil.

  • Compartilhe este post