Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular

Publicações

Notícias e artigos sobre saúde, bem-estar, tratamentos cardiovasculares e medicina preventiva
Entenda sobre o uso e funcionamento do Desfibrilador Cardíaco.
Entenda sobre o uso e funcionamento do Desfibrilador Cardíaco.

O Desfibrilador Cardíaco é um aparelho que produz um choque elétrico no coração para restabelecer o ritmo cardíaco.

O desfibrilador cardíaco é um aparelho que produz um choque elétrico no coração e que pode ser de dois tipos, interno ou externo.

 

Para que serve o desfibrilador cardíaco

 

O desfibrilador cardíaco serve para tentar evitar a morte do indivíduo com uma parada cardíaca. Porém, ele também é utilizado para tratar arritmias e outros problemas, como taquicardia, fibrilação atrial ou fibrilação ventricular.

 

Desfibrilador interno

 

O desfibrilador interno pode ser colocado debaixo da pele de indivíduos com alto risco de sofrerem parada cardíaca e, consequentemente, morte. Geralmente, o desfibrilador interno implantável é prescrito por um cardiologista após a avaliação do histórico clínico do doente e da gravidade da doença.

 

O desfibrilador interno é automático, disparando um choque elétrico sempre que o coração deixa de bater no seu ritmo normal. O choque provocado não é muito grande, mas chega a ser desconfortável. Assim como o marcapasso, o desfibrilador pode sofrer interferências, sendo que, caso o indivíduo sinta um mal-estar, deve parar a atividade que está realizando e sair de perto de qualquer aparelho eletrônico.

 

A cirurgia para colocar o desfibrilador interno é feita com anestesia local, pelo que o paciente normalmente pode regressar a casa após 24 horas de internamento hospitalar. A recuperação deve ser gradual e o indivíduo só deve voltar às atividades diárias após indicação do médico cardiologista.

 

Desfibrilador portátil

 

O desfibrilador portátil é um aparelho que possui duas pás ou adesivos que devem ser colocados sobre o tórax do indivíduo, em parada cardíaca, para dar um choque e evitar a morte, devendo ser utilizado apenas por um profissional habilitado.

 

Porém, já existem alguns desfibriladores mais simples que analisam o ritmo cardíaco e chocam sozinhos, sendo apenas necessário colocar as pás no paciente e pressionar o botão único. Eles podem ser encontrados em clínicas, hospitais, estádios de futebol e shoppings.

 

 

Fonte: Tua saúde. "Desfibrilador Cardíaco". Por Ana Luiza Lima. Autorizado sob licença CC BY-ND 3.0 BR.

"O conteúdo disponível neste website tem caráter estritamente educativo e informativo. Seus artigos, matérias e notícias visam fornecer informações que possam auxiliar no esclarecimento de dúvidas em relação às medidas preventivas para saúde, exames diagnósticos, tratamentos e a problemas diversos relacionados com a saúde. Não é finalidade deste website, representando o médico Dr. Rodrigo Pereira Paez, a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico. Os conteúdos aqui apresentados não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, psicólogos e nutricionistas ou outros especialistas. Consulte sempre o seu médico. As imagens fotográficas das publicações, artigos, matérias ou notícias são meramente ilustrativas."

Rodrigo Paez
Rodrigo Paez

Formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - Escola Paulista de Medicina e especialista em Cirurgia Cardíaca, Cardiovascular, Endovascular e Marcapassos. Adepto da cirurgia cardíaca minimamente invasiva é pesquisador do estudo multicêntrico Bypass, que reune os melhores centros de cirurgia cardíaca do Brasil.

  • Compartilhe este post