Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular

Publicações

Notícias e artigos sobre saúde, bem-estar, tratamentos cardiovasculares e medicina preventiva
Coração artificial, feito por impressora 3D, funciona como um coração de verdade.

A expectativa é que possa ser aprimorado para atender pacientes que aguardam um transplante cardíaco.

Cientistas do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, na Suíça, divulgaram um vídeo que exibe os primeiros testes realizados com um coração artificial. O “órgão” foi elaborado em silicone através de uma impressora 3D. O modelo conta com válvulas, artérias, ventrículos e até um músculo artificial capaz de realizar o bombeamento de sangue. Para completar, ele possui o tamanho de um coração orgânico e pesa apenas 390 gramas.

 

No vídeo mostrado pelo instituto é possível ver o coração batendo como se fosse um órgão real, bombeando um fluido com a mesma densidade e viscosidade do sangue humano. O músculo interno é inflado por ar pressurizado. Deste modo, realiza a movimentação de contração e descontração do batimento cardíaco. Até então, o modelo consegue realizar 3 mil batidas antes de começar a desmontar. Em uma pessoa, a quantidade equivale a 45 minutos de vida.

 

O teste em questão foi feito para que os cientistas pudessem avaliar a durabilidade do material empregado, no caso, o silicone, no coração artificial. O objetivo do teste foi alcançado com sucesso, já que ele prova que o sistema construído por uma impressora 3D funciona em um nível fundamental, mesmo que não esteja pronto para ser utilizado em um ser humano. Agora, a expectativa é aprimorar o trabalho para que o coração artificial possa ser usado em pacientes que aguardam um transplante cardíaco.

 


Fonte: Ciberia. "https://ciberia.com.br/coracao-artificial-feito-por-impressora-3d-funciona-como-um-coracao-de-verdade-21672". Conteúdo editado. https://goo.gl/LR53oy - Fonte fotográfica e vídeo: ETH Zürich - https://www.youtube.com/watch?v=YUYNXeHfTdQ

"O conteúdo disponível neste website tem caráter estritamente educativo e informativo. Seus artigos, matérias e notícias visam fornecer informações que possam auxiliar no esclarecimento de dúvidas em relação às medidas preventivas para saúde, exames diagnósticos, tratamentos e a problemas diversos relacionados com a saúde. Não é finalidade deste website, representando o médico Dr. Rodrigo Pereira Paez, a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico. Os conteúdos aqui apresentados não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, psicólogos e nutricionistas ou outros especialistas. Consulte sempre o seu médico. As imagens fotográficas das publicações, artigos, matérias ou notícias são meramente ilustrativas."

Rodrigo Paez
Rodrigo Paez

Formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - Escola Paulista de Medicina e especialista em Cirurgia Cardíaca, Cardiovascular, Endovascular e Marcapassos. Adepto da cirurgia cardíaca minimamente invasiva é pesquisador do estudo multicêntrico Bypass, que reune os melhores centros de cirurgia cardíaca do Brasil.

  • Compartilhe este post