Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular

Publicações

Notícias e artigos sobre saúde, bem-estar, tratamentos cardiovasculares e medicina preventiva
Como o Infarto se manifesta nos homens e nas mulheres?
Como o Infarto se manifesta nos homens e nas mulheres?

Infarto agudo do miocárdio.

Se algum de vocês conhece alguém que já sofreu um infarto ou, no pior dos casos, já passou por isso, então você sabe o quão terrível e repentina esta doença pode ser. A maioria das outras doenças são progressivas, ou seja, você piora aos poucos e tem tempo de sobra para tomar as devidas providências para se livrar seja lá de qual mal estiver lhe afligindo, contudo não é assim que acontece com o infarto. Na maioria das vezes ele é repentino e fulminante!

 

Sim, esta é uma notícia desanimadora e deveras preocupante, entretanto o consolo é que hoje em dia conhecemos muito mais sobre os sintomas de infartos nos homens e mulheres do que conhecíamos antigamente, conhecimento este que pode salvar muitas vidas caso seja colocado em prática ao percebermos de imediato os primeiros sintomas de tão terrível mal.

 

Quando você pergunta quais são os sintomas de infartos em homens e mulheres, a maioria das pessoas pensa em dor no peito, contudo nas últimas duas décadas os cientistas descobriram que os sintomas do ataque cardíaco não são tão claros.

 

Os sintomas podem aparecer de várias formas diferentes e dependem de uma série de fatores, como se você é um homem ou uma mulher, qual o tipo de doença cardíaca que você possui ou quantos anos você tem.

 

É importante ir um pouco mais a fundo para compreender a variedade de sintomas que podem indicar um ataque cardíaco. Descobrir mais informações pode ajudá-lo a aprender quando e como ajudar a si mesmo ou ao seus entes queridos.

 

Sintomas Iniciais de Um Ataque Cardíaco

 

Quanto mais cedo você receber ajuda para um ataque cardíaco, melhor será a sua chance de uma recuperação completa. Infelizmente, muitas pessoas hesitam em obter ajuda, mesmo que suspeite que haja algo errado.

 

Os médicos, no entanto, incentivam as pessoas a obter ajuda se suspeitarem que estão sofrendo sintomas precoce de ataque cardíaco. Mesmo se você estiver errado, passar por alguns testes é melhor do que sofrer danos cardíacos de longo prazo ou outros problemas de saúde porque você esperou por muito tempo.

 

Os sintomas de ataque cardíaco variam de pessoa para pessoa, e mesmo de um ataque cardíaco a outro. O importante é confiar em si mesmo. Você conhece seu corpo melhor do que qualquer um. Se algo se sente errado, procure cuidados de emergência imediatamente.

 

Os sintomas de ataque cardíaco precoce ocorrem em 50% de todas as pessoas que sofrem de ataques cardíacos. Se você está ciente dos sintomas iniciais, você pode obter um tratamento rápido o suficiente para prevenir danos cardíacos. 85% do dano cardíaco ocorre nas primeiras duas horas após um ataque cardíaco.

 

Os primeiros sintomas de ataque cardíaco podem incluir o seguinte:

 

    • Dor leve ou desconforto no seu peito que pode ir e vir, o que também é chamado de dor torácica “gagueira”;

    • Dor nos ombros, pescoço e mandíbula;

    • Sudorese;

    • Náusea ou vômito;

    • Tonturas ou desmaios;

    • Falta de ar;

    • Sentimento de “destruição iminente”;

    • Ansiedade grave ou confusão.

 

Sintomas de Um Ataque Cardíaco em Homens

 

Os homens também têm ataques cardíacos em comparação com as mulheres. Se você tem uma história familiar de doença cardíaca ou uma história de tabagismo, pressão alta, colesterol alto, obesidade ou outros fatores de risco, suas chances de ter um ataque cardíaco são ainda maiores.

 

Felizmente, muita pesquisa foi feita sobre como os corações dos homens reagem durante os ataques cardíacos.

 

Os sintomas de um ataque cardíaco em homens incluem:

 

    • A dor no peito padrão que se sente como “um elefante” está sentado no peito, com uma sensação de aperto que pode ir e vir ou permanecer constante e intensa;

    • Dor ou desconforto no corpo superior, incluindo braços, ombro esquerdo, costas, pescoço, maxilar ou estômago;

    • Batimentos cardíacos rápidos ou irregulares;

    • Desconforto no estômago que parece indigestão;

    • Falta de ar, o que pode deixar você se sentir como se não pudesse obter ar suficiente, mesmo quando você descansa;

    • Tonturas ou sensação de que você vai desmaiar;

    • Suor frio;

 

É importante lembrar, no entanto, que cada ataque cardíaco é diferente. Seus sintomas podem não corresponder a essa descrição. Confie em seus instintos se achar que algo está errado.

 

Sintomas de Um ataque Cardíaco Em Mulheres

 

Nas últimas décadas, cientistas perceberam que os sintomas do ataque cardíaco podem ser bastante diferentes em mulheres do que em homens.

 

De acordo com um estudo multicêntrico de 515 mulheres que sofreram um ataque cardíaco. Os sintomas mais frequentemente relatados não incluíram dor no peito. Em vez disso, as mulheres relataram fadiga incomum, distúrbios do sono e ansiedade. Quase 80% relataram ter experimentado pelo menos um sintoma por mais de um mês antes do ataque cardíaco.

 

Os sintomas do ataque cardíaco nas mulheres incluem:

 

    • Fadiga incomum que dura vários dias ou fadiga súbita e severa;

    • Distúrbios do sono;

    • Ansiedade;

    • Tontura;

    • Falta de ar;

    • Indigestão ou dor de gás;

    • Dor nas costas, ombros ou garganta;

    • Dor no dorso ou dor que se espalha até sua mandíbula;

    • Pressão ou dor no centro do seu peito, que pode se espalhar para o seu braço.

 

Segundo alguns estudos apenas 65% das mulheres disseram que iriam chamar uma ambulância se achassem que poderiam ter um ataque cardíaco. Isso é um problema sério de conscientização das pessoas, mesmo que você não tenha certeza, chame um atendimento de emergência imediatamente após sentir os primeiros sintomas de que seu corpo não está agindo da forma como deveria.

 

Baseie sua decisão sobre o que se sente normal e anormal para você. Se você não experimentou sintomas como este antes, não hesite em obter ajuda. Se você não concorda com a conclusão do seu médico, obtenha uma segunda opinião.

 

Programe Exames Regulares

 

No final das contas, a melhor maneira de se prevenir contra esta doença é realizar exames clínicos rotineiramente. Ao agendar exames regulares e aprender a reconhecer os sintomas de ataques cardíacos em homens e mulheres, você pode ajudar a diminuir o risco de dano cardíaco grave por um ataque cardíaco. Isso pode aumentar sua expectativa de vida e bem-estar. Jamais se esqueça disso e ajude a conscientizar as outras pessoas disso. Juntos poderemos salvar diversas vidas.

 

 

Fonte: OPAS. "Sintomas de Infartos nos Homens e Mulheres". https://bit.ly/2wU1Usr

"O conteúdo disponível neste website tem caráter estritamente educativo e informativo. Seus artigos, matérias e notícias visam fornecer informações que possam auxiliar no esclarecimento de dúvidas em relação às medidas preventivas para saúde, exames diagnósticos, tratamentos e a problemas diversos relacionados com a saúde. Não é finalidade deste website, representando o médico Dr. Rodrigo Pereira Paez, a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico. Os conteúdos aqui apresentados não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, psicólogos e nutricionistas ou outros especialistas. Consulte sempre o seu médico. As imagens fotográficas das publicações, artigos, matérias ou notícias são meramente ilustrativas."

Rodrigo Paez
Rodrigo Paez

Formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - Escola Paulista de Medicina e especialista em Cirurgia Cardíaca, Cardiovascular, Endovascular e Marcapassos. Adepto da cirurgia cardíaca minimamente invasiva é pesquisador do estudo multicêntrico Bypass, que reune os melhores centros de cirurgia cardíaca do Brasil.

  • Compartilhe este post