Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular

Publicações

Notícias e artigos sobre saúde, bem-estar, tratamentos cardiovasculares e medicina preventiva
Cardiomegalia, conhecida como coração dilatado, é uma doença grave.
Cardiomegalia, conhecida como coração dilatado, é uma doença grave.

Qual o diagnóstico e como tratar a Cardiomegalia, conhecida popularmente como Coração Grande?

O coração grande, também conhecido como cardiomegalia, é uma doença grave e de difícil tratamento que atinge principalmente os idosos, mas também pode acontecer em adultos jovens ou em crianças com problemas cardíacos.

 

O coração grande não consegue bombear sangue com a força necessária para todo o corpo, o que provoca cansaço intenso e falta de ar. Apesar de ser uma doença grave e que pode levar à morte, a cardiomegalia pode ser tratada e tem cura principalmente quando identificada no início.

 

Sintomas da Cardiomegalia

 

Os principais sintomas da cardiomegalia são:

 

    • Falta de ar;

    • Fraqueza e cansaço ao realizar pequenos esforços;

    • Tonturas e desmaios;

    • Palpitações cardíacas;

    • Aumento da pressão arterial;

    • Diminuição da quantidade de urina produzida por dia.

 

É importante procurar o médico logo que esses sintomas apareçam, pois quando não tratada a cardiomegalia pode causar insuficiência cardíaca, infarto e morte súbita.

 

Tratamento para Cardiomegalia

 

O tratamento para a cardiomegalia consiste no uso de medicamentos diuréticos e regulares de hormônios que controlam a pressão arterial e os batimentos cardíacos, melhorando o funcionamento do coração.

 

No entanto, se o uso de remédios não for suficiente, pode ser necessário fazer cirurgia para refazer a estrutura do coração ou transplante cardíaco.

 

Causas e diagnóstico da Cardiomegalia

 

As principais causas da cardiomegalia são doença de Chagas, má circulação e doenças nas válvulas cardíacas. Outras causas menos comuns são pressão alta, alcoolismo e problemas na estrutura das células do coração.

 

O diagnóstico da cardiomegalia é feito com base na história clínica do indivíduo e através de exames como raio-x e do eletrocardiograma, que identifica o grau de insuficiência cardíaca apresentado pelo coração.

 

Assim, é importante identificar os primeiros sinais de problemas no coração para que o tratamento adequado seja logo iniciado, evitando complicações.

 

 

Fonte: Tua Saúde. "Entenda porque o Coração Grande é grave e saiba como tratar". Texto Editado. Por: Ana Luiza Lima. hhttps://bit.ly/2qKw92m

"O conteúdo disponível neste website tem caráter estritamente educativo e informativo. Seus artigos, matérias e notícias visam fornecer informações que possam auxiliar no esclarecimento de dúvidas em relação às medidas preventivas para saúde, exames diagnósticos, tratamentos e a problemas diversos relacionados com a saúde. Não é finalidade deste website, representando o médico Dr. Rodrigo Pereira Paez, a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico. Os conteúdos aqui apresentados não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, psicólogos e nutricionistas ou outros especialistas. Consulte sempre o seu médico. As imagens fotográficas das publicações, artigos, matérias ou notícias são meramente ilustrativas."

Rodrigo Paez
Rodrigo Paez

Formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - Escola Paulista de Medicina e especialista em Cirurgia Cardíaca, Cardiovascular, Endovascular e Marcapassos. Adepto da cirurgia cardíaca minimamente invasiva é pesquisador do estudo multicêntrico Bypass, que reune os melhores centros de cirurgia cardíaca do Brasil.

  • Compartilhe este post